Faro | Projeto “Programar o Futuro” entre a SIC Esperança e Município entra na fase de estágio

0
68
Programar-Futuro

O Município de Faro associou-se ao projeto “Programar o Futuro” da SIC Esperança, com o intuito de contribuir para a empregabilidade dos jovens portugueses na área da tecnologia.

Este projeto consiste na capacitação de jovens desempregados e/ ou com baixa escolaridade, entre os 18 e os 30 anos, nas áreas da programação, código e robótica, garantindo a aquisição dos conhecimentos essenciais para o favorecimento da sua integração no mercado de trabalho.

Reconhecendo a pertinência dos objetivos deste projeto, alinhados com a estratégia de desenvolvimento do Município de Faro, a Autarquia associou-se à SIC Esperança enquanto entidade parceira, tendo sido desenvolvido um plano de formação abrangente nestas áreas e criadas as condições com salas dotadas de equipamento tecnológico de ponta para a implementação do mesmo.

Após a conclusão deste conjunto de formações, o Município e a SIC Esperança garantiram aos beneficiários do projeto a execução de um estágio remunerado de 12 horas, que teve início a 20 de maio.

Durante este estágio, os formandos, devidamente acompanhados pelos seus formadores, agora dotados de competências para eles próprios darem formação, vão lecionar um conjunto de aulas nas áreas de código e robótica, nesta primeira edição, ministradas a alunos do 4º ano da Escola Básica 1 da Conceição de Faro.

Esta iniciativa visa não só proporcionar uma oportunidade de aprendizagem prática e de aplicação de conhecimentos adquiridos, como também incentiva e facilita a integração dos jovens formandos/ formadores, no mercado de trabalho, contribuindo para uma maior autoconfiança e aumento de probabilidades de inserção profissional com vista ao desenvolvimento de uma carreira na área tecnológica.

O Município de Faro e a SIC ESPERANÇA acreditam que este projeto terá um impacto significativo na vida e formação dos jovens, preparando-os de forma diferente para os desafios do futuro e fortalecendo a coesão na comunidade local através da aposta na educação e formação sobre inovação tecnológica.

Neste momento encontram-se a decorrer as inscrições para a segunda edição desta iniciativa, estando o regulamento e formulário de candidatura disponíveis em: https://sicesperanca.org.

CM Faro

Programar-Futuro-1