IN Loco | Alimentação Equilibrada e Sustentável foi o prato do dia em Tomar!

0
80
RNAES-Alimentação-Equilibrada-1

Entre os dias 17 e 19 de maio, realizou-se em Tomar, o Encontro Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável (ENAES), organizado pelo consórcio do projeto Rede Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável (RNAES).

Inserido no âmbito do “Wellness Weekned” em parceria com a ADIRN e o Município de Tomar, o evento reuniu os 22 projetos e equipas que trabalham sobre a alimentação equilibrada e sustentável nos diferentes territórios do país.

No primeiro dia, as atividades do encontro decorreram na Biblioteca Municipal de Tomar. Durante a parte da manhã, através de uma dinâmica participativa, os representantes dos 22 projetos que estão a implementar o Plano Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável ao nível de cada NUT3, partilharam os principais resultados e materiais desenvolvidos por cada projeto, assim como os principais desafios para o futuro.

Estes projetos já alcançaram diretamente mais de 35 mil pessoas e pretendem alcançar mais de 80 mil até à sua finalização, no final de 2024. De notar todo o trabalho desenvolvido até agora por estes projetos, que mobilizam vastas parcerias territoriais muito motivadas em torno deste tema e que estão apostadas em encontrarem soluções para as situações encontradas, bem como nas estratégias de continuidade, física e financeira destas intervenções territoriais, aprofundando a ligação em rede entre as equipas e parcerias locais, aproveitando o capital social entretanto construído.

Durante a parte da tarde do primeiro dia do encontro, decorreu a Conferência “Alimentação Equilibrada e Sustentável”, cujo primeiro painel, permitiu a partilha e troca de experiências de seis projetos que também abordam a temática da alimentação e da Dieta Mediterrânica – REDFRUIT4HEALTH, Eat4Change, HARVEST, Revitalgarve, DM4You e LA&DMMT), com a moderação de Custódia Correia, representante da DGADR, onde salientou a necessidade de promover momento de intercâmbio em rede, entre projetos convergentes e/ ou complementares.

Seguiu-se na segunda parte da conferência, uma mesa-redonda, que debateu os vários desafios e oportunidades da promoção de alimentação equilibrada e sustentável constituída por cinco oradores especialistas com diferentes visões – educação, investigação, agricultura, saúde e ambiente, moderado por Artur Gregório da Associação In loco e também como representante do consórcio RNAES, que demonstrou que o trabalho em torno da alimentação requer uma concertação de atores a diferentes níveis e com diferentes perspetivas: produção, transformação, comercialização e consumo, cruzando as perspetivas da agricultura, do ambientes, da saúde, da educação e da investigação.

Nos dias 18 e 19 de maio, as equipas dos diferentes projetos dinamizaram atividades de promoção da alimentação equilibrada e sustentável na Mata dos Sete Montes em Tomar, inserido no Wellness Weekend. As atividades tiveram como objetivo a divulgação e promoção da alimentação equilibrada e sustentável aos visitantes, especialmente direcionadas para o público infantil e jovem.

Na manhã do dia 18, decorreu uma reunião do consórcio do projeto RNAES – Rede Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável.

O RNAES é um projeto apoiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), que conta com a participação de várias entidades, sendo a Associação In Loco uma delas. Os 22 projetos no âmbito do Plano Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável são apoiados pelo PDR2020 e estão a ser implementados por parcerias territoriais ao nível de cada NUT3 que envolvem os GAL, as CIM/AM e um conjunto alargado de outros atores dos territórios.

IN Loco