IPDJ Faro | Até sempre… João Manuel Andorinha Alcanena (26-11-1954 a 22-05-2024)

0
1366
João-Manuel-Andorinha-Alcanena

É com sentido pesar, que partilhamos convosco o falecimento do funcionário mais antigo da nossa Direção Regional e um dos mais antigos do IPDJ – João Manuel Andorinha Alcanena. Foram 47 anos de serviço, sempre na área do desporto, que remontam ao tempo da Direção-Geral dos Desportos e do Instituto do Desporto de Portugal, até chegar ao atual IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude.

O João era um inconformado e um rezingão; mas um rezingão amigo, comprometido e com profundo sentido de missão. Vestiu sempre a camisola do Instituto e cumpriu, com zelo, os 47 anos de serviço. 47 anos que tornaram o Instituto na sua ‘Casa’; e os colegas de trabalho na sua Família.

A par da bandeira do IPDJ, teve mais duas bandeiras de vida: o andebol e o Sporting Clube de Portugal, que lhe deram mais ‘casas’ e permitiram que aumentasse a Família.

No panorama desportivo regional, era sobejamente conhecido e respeitado, o que sempre abonou em seu favor, do serviço e das missões que abraçava. Foram muitos e muitos os jovens que ajudou a formar, desportivamente e para a vida.

Vicissitudes do destino, levaram-lhe a Mãe, seu grande pilar, e quiseram ainda que se visse a braços com uma luta que não procurou e que, passados cerca de 3 anos de declarada, o venceu, na manhã do dia 22 de maio de 2024.

O nosso João, por vontade própria, aposentar-se-ia em novembro de 2024, por limite de idade (70 anos).

Pelo tanto que se dedicou, merece que o recordemos, sem mágoa ou tristeza na voz, sempre com o respeito e a dignidade que merece.

Amanhã, dia 24 de maio, a partir das 18h00, será homenageado na sua casa de sempre, o IPDJ, numa singela, mas muito merecida, cerimónia, que será integrada nas Comemorações do 33.º Aniversário do Centro de Juventude de Faro. A Cerimónia contará com a participação de colegas, clubes desportivos e entidades regionais.

Para todos aqueles que quiserem e conseguirem, informamos que o funeral está marcado para o dia 27 de maio, segunda-feira. O corpo irá para a Capela da Igreja de S. Luís, em Faro, às 10h00; para às 11h00 se proceder ao funeral.

Para tod@s, uma mensagem de luz, de amor e de força, para que aproveitem a Vida e, parafraseando António Feio: “não deixem nada por dizer, nada por fazer”. De repente, sem aviso prévio, a vida pode mudar e trocar-nos as voltas…

OBRIGADO, João Alcanena! Serás sempre um dos nossos.

Em nome da Equipa da Direção Regional do Algarve do IPDJ,

Custódio José Barros Moreno