Alma Algarvia e Aquapor juntam especialistas para debater sustentabilidade hídrica no Algarve

0
51
Aquapor-Alma-Algarvia

As soluções para o problema da escassez de água no Algarve estiveram em discussão na passada semana, em Faro. O encontro reuniu dezenas de especialistas nacionais e internacionais do setor para debaterem as mais-valias da utilização de fontes alternativas de água.

Durante a iniciativa, promovida pela Associação para a Valorização e Qualificação da Região do Algarve – Alma Algarvia com o apoio da Aquapor, a palavra de ordem foi “futuro”. Face à situação de escassez hídrica que se vive em Portugal e, principalmente, no Algarve, foram dadas a conhecer diversas propostas, assim como as diferentes inovações tecnológicas disponíveis para promover um futuro mais sustentável.

Tendo como alicerce este recurso essencial à vida, os painéis de debate exploraram temáticas como a escassez hídrica, as soluções tecnológicas, o valor da água na agricultura entre outras temáticas do setor da Água.

“O ciclo da água está diretamente ligado ao clima e as alterações climáticas podem comprometer a oferta de água, ameaçando o suprimento de recursos hídricos para todos. Assim, este evento foi fulcral para promover a conscientização e a ação em prol da gestão sustentável da água”, afirmou Paulo Bernardo, membro da Direção da Alma Algarvia. O responsável sublinhou ainda que “a continuidade da discussão após o evento é essencial para enfrentar os impactos das alterações climáticas na disponibilidade de água na região”.

“A sustentabilidade hídrica é uma prioridade estratégica para a Aquapor, razão pela qual nos aliámos desde o primeiro minuto à Alma Algarvia para a realização desta iniciativa. Sobretudo numa altura em que se verifica uma crescente pressão sobre a quantidade e qualidade da água disponível, estamos determinados em contribuir para a promoção de soluções que nos permitam enfrentar os desafios das alterações climáticas”, afirmou António Cunha, CEO da Aquapor.

No evento, estiveram presentes diversos especialistas nacionais e internacionais do setor, empresários, catedráticos, autarcas, entre muitas outras personalidades.

WLP