Contraceção Verde – Tem Tudo a Ver!

0
84
Contraceção-Verde

Contraceção Verde – Tem Tudo a Ver Comigo! é o mote da campanha que acaba de ser lançada com o objetivo de alertar para o impacto da contraceção na saúde da mulher e do planeta, com foco em alternativas mais naturais e sustentáveis.

No mês em que se assinala o Dia Internacional da Saúde da Mulher, a 28 de maio, esta campanha vem contribuir para a literacia em saúde e a importância do envolvimento da mulher na escolha da opção contracetiva que tem mais a ver com ela, em função das suas características, necessidades e preferências. Este dia foi definido com o objetivo de alertar e promover a consciencialização da sociedade para as diferentes questões ligadas à saúde e ao bem-estar das mulheres, em particular aos seus direitos sexuais e reprodutivos.

A campanha ganha forma no digital com a criação da landing page www.temtudoaver.pt, atualizada com informação associada à Contraceção Verde, com foco no menor impacto no ecossistema aquático e mais-valias para as utilizadoras. Será ainda composta por diversos artigos sobre contraceção, dicas para uma saúde contracetiva saudável e sustentável, um quiz divertido e útil para testar os conhecimentos sobre Contraceção Verde e ainda um Blog com temáticas associadas à contraceção.

No Instagram, com a criação da página @contracecaoverde, serão partilhados conteúdos sobre o impacto da contraceção no ambiente e na saúde da mulher, e contará com o apoio de Lara Moniz (@laramonizz), a influencer embaixadora da campanha.

No sentido de disponibilizar informação de apoio, que os profissionais de saúde possam partilhar com as utilizadoras, foi também desenvolvido um Guia da Contraceção Verde, com material educativo e informativo, que pode ser descarregado no Instagram ou na Landing Page, por todos os que queiram saber mais sobre esta opção contracetiva.  

A campanha conta com o apoio da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), representada pelo Grupo de Estudos da Saúde da Mulher,e da Sociedade Portuguesa da Contracepção.

Sobre a campanha, o Grupo de Estudos da Saúde da Mulher, da APMGF, esclarece: “o aconselhamento contracetivo é fundamental para que as mulheres possam escolher de forma livre e de acordo com as suas necessidades e expectativas o método contracetivo.  Numa sociedade cada vez mais consciente do meio ambiente, impera que os médicos de família estejam preparados para aconselhar opções contracetivas com impacto ambiental mínimo que priorize tanto a saúde reprodutiva da mulher como a sustentabilidade ecológica”.

De acordo com a Presidente da Sociedade Portuguesa da Contracepção, Fátima Palma, “a campanha “Contraceção Verde – Tem Tudo a Ver Comigo” tem por objetivo informar sobre novas formas de contraceção, que têm como foco a saúde da mulher, mas também o seu impacto na saúde do planeta. A escolha de um método contracetivo depende das características únicas de cada mulher, das suas necessidades, preferências e fase da vida em que se encontra. Esta escolha deve, acima de tudo, ser uma escolha informada e aconselhada por um profissional de saúde. Apoiamos, assim, a partilha de informação com a população e com os profissionais de saúde.”

A “Contraceção Verde – Tem Tudo a Ver Comigo” é uma iniciativa da Gedeon Richter.

AS