Lusíadas Saúde reforça serviço médico do Rock In Rio 2024 com especialistas em saúde mental

0
101
Lusiadas-no-RockInRio

A Lusíadas Saúde assegura o serviço médico oficial do Rock In Rio Lisboa 2024, pela quarta edição consecutiva. Durante os quatro dias do evento, o Hospital do Rock contará com uma equipa de 200 profissionais de saúde, incluindo psicológos, para garantir uma prestação de cuidados totalmente integrados.

O grupo Lusíadas Saúde irá prestar assistência a todas as situações clínicas, abrangendo tanto a saúde física quanto a mental. O reforço do serviço médico do Rock In Rio com a integração de psicólogos é uma extensão natural da aposta da Lusíadas Saúde na promoção do bem-estar e na normalização da saúde mental, alinhada com o projeto clínico pioneiro recentemente apresentado pelo Hospital Lusíadas Monsanto. Desta forma, o lema desta edição será: “Do corpo à mente, ouvimos a tua saúde”.

O Hospital do Rock será constituído por 12 equipas de profissionais, em representação de todas as unidades da Lusíadas Saúde, de norte a sul do País. Oito destas equipas incluem suporte básico de vida e quatro são dedicadas ao suporte avançado de vida. O Hospital integra infraestruturas de assistência fixas, incluindo um centro médico com gabinete e sala de observação, sala de reanimação e uma área dedicada à imagiologia; um posto de saúde localizado atrás do palco principal; cinco carros de apoio médico (buggies) durante o evento, um dos quais já se encontra no recinto do festival; e quatro ambulâncias estrategicamente posicionadas.

A equipa de coordenação clínica do Rock in Rio 2024 é liderada por três profissionais de saúde: Sofia Lourenço, médica coordenadora do Atendimento Urgente de Adultos do Hospital Lusíadas Lisboa; Rui Dias, enfermeiro coordenador do Internamento Médico-Cirúrgico e Cirurgia de Ambulatório do Hospital Lusíadas Lisboa; e Bruno Matos, atual diretor do Hospital Lusíadas Monsanto, Enfermeiro Diretor do Hospital Lusíadas Lisboa e Presidente do Conselho de Enfermagem até ao final de 2023.

Para os profissionais da Lusíadas Saúde, é um motivo de grande orgulho e total confiança saber que voltamos a erguer o Hospital do Rock naquele que é um dos maiores eventos de música. O nosso compromisso é garantir apoio médico e os cuidados de saúde necessários para que todos os visitantes, artistas e equipas envolvidas no evento possam desfrutar de quatro dias de bem-estar físico e mental,” refere Vasco Antunes Pereira, CEO da Lusíadas Saúde.

Em 2022, foi registado um total de 883 ocorrências nos quatro dias do evento, com 71% dos atendimentos realizados nos postos fixos (centro médico e posto de saúde). As cefaleias (relacionadas com a exposição solar e algum grau de desidratação), as feridas (decorrentes de quedas e de calçado inadequado ao recinto) e as lesões osteoarticulares foram as ocorrências mais frequentes.

LIFT