AI | Informação sobre o decurso do ato eleitoral em curso – Eleições para o Parlamento Europeu

0
55
Ministério-Administração-Interna
  • A eleição para o Parlamento Europeu está a decorrer com a normalidade prevista.
  • Este ato eleitoral decorre com uma grande novidade e inovação que possibilita a votação em mobilidade, podendo os cidadãos eleitores votar em qualquer mesa de voto onde se dirijam.
  • As situações pontuais de morosidade do sistema, foram prontamente resolvidas.
  • Aguarda-se que o ato eleitoral prossiga com a normalidade prevista e uma afluência significativa de eleitores, no período que está a decorrer.

Ponto de situação do decurso das Eleições para o Parlamento Europeu 2024

Decorrem hoje as eleições para o Parlamento Europeu em que pela primeira vez os eleitores, em Portugal, podem votar em mobilidade, escolhendo, livremente o local onde exercem o seu direito de voto.

Tendo aberto as urnas de voto às 8h00 desta manhã, importa fazer, neste momento o ponto de situação às 15h00. Assim, o processo eleitoral está a decorrer com normalidade, como, aliás, foi salientado pelos vários candidatos quando se dirigiram ao local que escolheram para votar.

No entanto, num processo de votação em mobilidade, que se realiza pela primeira vez, era expectável que pontualmente pudessem surgir alguns constrangimentos, como já ocorreram. Porém, em todas as circunstâncias a equipa técnica esteve e está preparada para responder às necessidades que se colocaram e se venham, eventualmente, a colocar.

Assim, o governo confirma que cerca das 11h30 ocorreu uma situação de atualização de segurança do sistema, pré-agendada, que tendo coincidido com um dos “picos de afluência” de eleitores às urnas, provocou, durante algum tempo, um abrandamento na operacionalidade do sistema. Mas, reafirma, que tendo o sistema rapidamente recuperado tudo foi reconduzido à plena normalidade.

MAI