Faro inaugurou na terça-feira, dia 27 de Agosto de 2024 o seu sistema de videovigilância, que conta à data com 41 câmaras ligadas, distribuídas por 32 locais distintos, que vão estar operacionais 24h por dia, num custo total de cerca de 552m€. Este processo de adjudicação do sistema de vídeo vigilância da cidade de Faro, é antigo e iniciou-se em 2009, tendo estado prevista a sua inauguração antes do início da época de verão, mas só agora possível.
As câmaras foram distribuídas de acordo com as áreas mais críticas da cidade, sendo que 27 foram adstritas às zonas comerciais de diversão noturna, com foco na Baixa de Faro e bairro ribeirinho e as restantes 14, foram instaladas nos principais eixos rodoviários da cidade. A cerimónia de inauguração do sistema, teve lugar no Comando Distrital da PSP, em Faro, contando com a presença de Telmo Correia, secretário de Estado da Administração Interna, do executivo da CMF, liderado por Rogério Bacalhau, Dário Prates comandante distrital da PSP, entre outras personalidades, convidados e profissionais da PSP.
Na região do Algarve, o primeiro sistema de videovigilância implementado foi no Sotavento, em 2011, na cidade da restauração, em Olhão, dotado atualmente de 26 câmaras a funcionar. Também, no Barlavento Algarvio, a cidade de Portimão têm já instaladas desde 2022 e a funcionar, um total de 61 câmaras, colocadas na Praia da Rocha e outas zonas da cidade. Espera-se que para breve, para além das instalações já existente em Olhão, Portimão e Faro, que o mesmo sistema, seja também instalado nos Municípios de Lagos, Tavira e Albufeira. Tendo em conta a proteção de dados vigente em toda a União Europeia, há a destacar que as gravações das imagens só estão disponíveis durante 30 dias, sendo toda a informação e recolha de dados encriptada, fazendo com que a extração dos dados só seja possível para envio ao Ministério Público, sendo que mesmo dentro da PSP, só alguns profissionais da Polícia estão autorizados a aceder ao sistema e à sala de controlo das mesmas.