‘Filipa Horta” nomeada general manager da Biocodex 

0
122
Filipa-Horta-Biocodex

Filipa Horta é, desde o início deste mês, a nova General Manager da Biocodex Portugal, laboratório francês líder na investigação, desenvolvimento e comercialização de probióticos. Após mais de dois anos como diretora de marketing na Biocodex, Filipa Horta assume a liderança, substituindo Marie Bonte, que passa a comandar a estratégia institucional e comercial da farmacêutica nos Estados Unidos.

Licenciada em Ciências da Nutrição pela Universidade do Porto, com MBA pelo ISCTE, Filipa Horta está na génese da Biocodex Portugal desde que o laboratório francês se instalou no nosso país, em 2019, primeiro como head de marketing and sales para o canal médico e, mais tarde, como diretora de marketing. Antes, a nova general manager da Biocodex passou por laboratórios como a Merck Group, Nutricia Medical Nutrition ou a Neo-Farmacêutica, o que lhe trouxe um profundo conhecimento do mercado farmacêutico e das áreas terapêuticas em que a Biocodex opera, fatores cruciais para as perspetivas de expansão da empresa nos próximos anos.

Filipa Horta assume a liderança da Biocodex Portugal numa fase em que o laboratório se encontra em franca expansão e com o firme propósito de consolidar a sua posição como grande player na área dos probióticos e na saúde da mulher. “Encaro esta nomeação com grande entusiasmo e sentido de responsabilidade, como, aliás, tenho feito nas outras funções que já desempenhei. No fundo, esta nomeação prende-se com uma lógica de continuidade e do manter da cultura da empresa, o que para nós é essencial para alcançar bons resultados”, explica.

A farmacêutica vai continuar a apostar no lançamento de produtos. Este mês, a gama Symbiosys foi alargada com um novo probiótico para o conforto do estômago. Para 2025, Filipa Horta revela que o objetivo “é manter a tendência de crescimento e a inovação porque a Biocodex trabalha e investe a pensar no longo prazo e numa lógica de desenvolvimento sustentável”.

A Biocodex está presente em mais de uma centena de países e tem filiais em países como os Estados Unidos, Bélgica, Polónia, Rússia, México, Vietname, Ucrânia, Marrocos e Canadá. Desde que chegou a Portugal, a Biocodex iniciou a comercialização do seu primeiro probiótico, UL-250, já presente em Portugal há muitos anos através de parceiros comerciais, lançou a gama de probióticos Symbiosys e adquiriu os Laboratórios IPRAD, a nível mundial, o que permitiu exclusividade na comercialização e distribuição da marca Saforelle no nosso país.

Além dos produtos para a higiene íntima feminina, a farmacêutica continua a apostar no lançamento de produtos na área da saúde da mulher, tendo lançado recentemente, em Portugal, Mucogyne, um hidratante vulvovaginal.

A Biocodex desenvolve ainda uma vasta atividade formativa para o público e para os profissionais de saúde no âmbito do aprofundamento do conhecimento da microbiota humana. Na área da investigação, através da Biocodex Microbiota Foundation, atribui anualmente bolsas nacionais e internacionais para projetos de investigação em microbiota e o Prémio Henri Boulard de Saúde Pública.

Fruto do seu esforço por práticas inovadoras, ética e consciência ambiental, a Biocodex foi distinguida com o Portugal Prestige Awards na categoria Empresa Farmacêutica de 2022/23, um prémio atribuído pelo grupo Corporate Livewire, para destacar pequenas e médias empresas que mostraram ser as melhores nos seus respetivos setores nos últimos 12 meses.

TR