Na sequência da adesão ao Movimento “Municípios pela Paz”, Portimão vai assinalar pela primeira vez o Dia Internacional da Paz, que se celebra este sábado, 21 de setembro, com diversas ações simbólicas abertas à população, no âmbito da política local de promoção dos direitos humanos, da solidariedade internacional e da educação para o desenvolvimento.
No Jardim 1º de Dezembro estará patente uma instalação de 700 pombas brancas “Pela Paz”, elaboradas em musgami branco e produzidas pelos utentes do Centro de Convívio Sénior de Portimão, Centro de Convívio Sénior da Aldeia das Sobreiras e parceiros do projeto Correio dos Afetos, que envolve a Santa Casa da Misericórdia de Portimão, o Colégio do Rio, o Lar de Crianças Bom Samaritano e o Lar da Criança de Portimão.
O jardim será ponto de encontro para a formação de um cordão humano, marcado para as 10h00 e dinamizado pelos bairros comunitários do Pontal, Cruz da Parteira, Coca Maravilhas e Mira Cabo. A iniciativa está aberta a todos aqueles que desejem associar-se a este ato simbólico pela Paz e que são convidados a vestir-se de branco.
Os participantes deslocar-se-ão até ao coreto da Praça Manuel Teixeira Gomes, onde às 11h00 terá lugar uma largada de pombas pela Associação Columbófila de Portimão, sendo distribuídas pulseiras alusivas à Paz, elaboradas pelos moradores dos bairros comunitários.
A partir das 16h00, o Jardim 1º de Dezembro será palco de um concerto com jovens talentos do “Programa Suzuki de Portimão”, sob orientação da professora Rebecca Christopherson, com a participação da Orquestra Juvenil do Algarve.
Também neste sábado, Dia Internacional da Paz, o ateliê infantil na Quinta Pedagógica de Portimão terá como mote “Comemoração da Harmonia” e incluirá a criação de lembranças alusivas à paz e harmonia, com mensagens de reconciliação. O ateliê terá início às 11h00 e destina-se a crianças a partir dos 4 anos.
Portimão é Município pela Paz
Portimão aderiu, em 2021, ao movimento “Municípios pela Paz”, que defende a paz como um direito essencial à vida humana e uma condição indispensável para o progresso, bem-estar, democracia e liberdade dos povos Este compromisso visa promover o desenvolvimento sustentável, reconhecendo o papel fundamental dos municípios na garantia da democracia e na participação das populações.
Neste contexto, Portimão também assinalará o Dia Internacional para a Abolição Total das Armas Nucleares, que se celebra a 26 de setembro. A comemoração incluirá uma atuação musical do Grupo de Cante Alentejano dos bairros do município, marcado para as 16h00 no Jardim 1.º de Dezembro.
Por uma cultura de Paz
O Dia Internacional da Paz é celebrado em todo o mundo a 21 de setembro, data estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1981. Este ano marca o 25.º aniversário da adoção da declaração e do programa de ação sobre uma cultura de paz pela ONU, sublinhando a importância de fomentar uma cultura de paz em todas as comunidades, através da educação formal e informal, abrangendo todas as gerações e países.
Segundo a ONU, a paz “não é apenas a ausência de conflito, mas também um processo participativo, positivo e dinâmico, onde o diálogo é encorajado e os conflitos são resolvidos com compreensão mútua e cooperação”.
CM Portimão