Acordo de colaboração para a proteção e utilização do subsistema Vale do Lobo no Aquífero Campina de Faro

0
153
Acordo-Vale-Lobo-Aquifero-Faro

A assinatura do Acordo de Colaboração para a Proteção e Utilização do Subsistema Vale do Lobo no aquífero Campina de Faro teve lugar a 29 de outubro, em Loulé, na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen.

Este acordo revela a vontade conjunta dos vários setores que utilizam água do aquífero (golfes, turismo, agricultura e espaços verdes públicos), de associações que atuam no local, assim como de entidades públicas gestoras (APA Algarve, Câmara Municipal de Loulé e a CCDR-antiga DRAP-Alg, e Águas do Algarve) de colaborarem para definir e implementar medidas que permitam a proteção e a utilização sustentável do aquífero. O acordo pode ser considerado um marco histórico na gestão da água subterrânea em Portugal. Inaugura um formato de gestão mais participativa, que poderá complementar/dar resposta às dificuldades de gestão das entidades públicas confrontadas com uma grande quantidade de captações estendidas pelo território.

Este acordo surge como uma iniciativa do projeto eGROUNDWATER (2020-2024; financiado pelo programa PRIMA Horizon 2020), coordenado pelo ISEG- Universidade de Lisboa e UALG.  O aquífero Campina de Faro Subsistema Vale do Lobo, foi escolhido como experiência piloto desta gestão participativa por estar em situação de sobreexploraçao e com intrusão salina. No modelo de gestão participativa, um coletivo intersectorial e interinstitucional trabalhará em conjunto para conceber novas regras de gestão que suportem a sustentabilidade do aquífero e a equidade dos usos. 

Após a assinatura, uma comissão gestora provisória com representação dos utilizadores, entidades públicas e academia/universidade trabalhará para conceber a estrutura de governança que venha operacionalizar este acordo e apresentá-la aos signatários atuais e futuros. O passo seguinte será definir a estratégia para o avanço da gestão participativa e implementação de ações com vista à recuperação do aquífero.

O acordo de colaboração nasce com o projeto eGROUNDWATER e torna-se assim um projeto coletivo de utilizadores, e gestores do Aquífero Campina de Faro, com o apoio da sociedade civil e da universidade, que se espera vir a tornar um exemplo de gestão participativa da água subterrânea noutro aquíferos no Algarve e em Portugal.

Lista dos signatários presentes

Ana Sofia SilvaCâmara Municipal de Loulé
Ana Vicente de Brito e Hamel   Infraquinta, E.M. 
António Martins Águas do Algarve S.A. 
Carlos Carmo    Camara Municipal de Loulé  
Carlos Ludovico   CCDR Algarve
Carlos Manso   Infralobo E.M. 
Celine de Brito     Property Owners Association – Vale do Lobo Resort 
Edite Reis    APA Algarve
Horacio Carvalho   Câmara Municipal de Loulé 
Hugo Miguel Nunes   Águas do Algarve S.A. 
Judite Fernandes    LNEG 
Lidia Terra Câmara Municipal de Loulé  
Luís Costa    APA Algarve
Luis Nunes    UALG 
Luis Rebelo Vale do Lobo Golf course  
Marilyn Zacarias   Infraquinta, E.M. 
Marta Nieto Romero   ISEG /U. Lisboa
Marta Varanda   ISEG /U. Lisboa
N’zinga Miami Silva    Aproquila – Qiunta do Lago
Paulo Cruz   APA /Algarve
Paulo BotaQuinta do Lago S.A.
Pedro Coelho   APA / Algarve
Pedro MonteiroCCDR Algarve
Regina Casimiro    Infralobo E.M. 
Ricardo CorreiaVita Nativa
Robert Lambert   Property Owners Association – Vale do Lobo Resort 
Sandra RosárioAssociação In Loco
Sergio Marinho    Vitacress 
Silvério Guerreiro Aguas do Algarve S.A. 
Sofia Bento     ISEG / U.Lisboa
Sonia Afonso    Quinta do Lago S. A 
Tomás Melo Gouveia Tropical Lda. 
Vânia Sousa   UAlg 
CM Loulé