A 17 de novembro de 2024, o mundo reúne-se, mais uma vez, para celebrar o Dia Mundial da Prematuridade e aumentar a conscientização sobre os 13,4 milhões de bebés que nascem prematuramente, em todo o mundo, a cada ano, e os desafios que enfrentam. O tema deste ano, “Mais de 13 milhões de bebés nascem demasiado cedo todos os anos. Acesso a cuidados de qualidade em todo o lado”, destaca as acentuadas disparidades globais nos cuidados de saúde e apela ao acesso universal a cuidados de alta qualidade para bebés prematuros, independentemente de quando, onde ou como nascem.
O nascimento prematuro continua a ser a principal causa de morte de crianças com menos de cinco anos e muitas das que sobrevivem enfrentam incapacidades para o resto da vida devido a cuidados de saúde inadequados. O tema do Dia Mundial da Prematuridade de 2024 é um apelo à ação urgente para colmatar a lacuna nos cuidados de saúde, defendendo melhores cuidados maternos e neonatais em todo o mundo. Responder à necessidade urgente de cuidados de saúde equitativos, juntamente com os nossos parceiros, a Nascer Prematuro está a liderar este esforço, envolvendo famílias, profissionais de saúde e decisores políticos num diálogo global sobre a melhoria dos resultados para bebés prematuros.
A conferência Ser Pré-termo é no Auditório da ULSAlgarve- Hospital de Faro permitirá abordar os desafios que as crianças nascidas prematuras e suas famílias enfrentam após a alta hospitalar.
A nível global o Dia Mundial da Prematuridade 2024 tem como principais objetivos
- Aumentar a consciencialização sobre o nascimento prematura e o seu impacto nos bebés, nas famílias e nos sistemas de saúde.
- Defender mudanças políticas que garantam o acesso a cuidados de qualidade para todos os bebés prematuros, independentemente de onde, quando ou como nasceram.
- Destacar o papel dos profissionais de saúde no salvamento de vidas e na melhoria dos resultados para os bebés prematuros.
- Celebrar a resiliência dos bebés prematuros e das suas famílias, lembrando ao mesmo tempo aqueles que perderam as suas vidas devido a complicações evitáveis.
Lançada em 2008, esta iniciativa global continua a crescer todos os anos, com centenas de eventos, campanhas online e atividades locais a decorrer em mais de 100 países. Edifícios e monumentos em todo o mundo irão iluminar-se em roxo a cor oficial do Dia Mundial da Prematuridade para mostrar solidariedade para com os bebés prematuros e as suas famílias.
Sobre o Dia Mundial da Prematuridade
Comemorado pela primeira vez em 2008, o Dia Mundial da Prematuridade foi estabelecido pela Fundação Europeia para o Cuidado dos Recém-Nascidos (EFCNI) e pelas suas organizações parceiras para chamar a atenção para a crise global do nascimento prematuro. O dia une agora uma rede mundial de indivíduos e organizações que trabalham para prevenir o nascimento prematuro e melhorar os cuidados aos bebés nascidos demasiado cedo.
A Nascer Prematuro é uma Associação sem fins lucrativos, fundada por pais de bebés nascidos prematuros. Nasceu em 2016, com o intuito de apoiar pais e crianças nascidas prematuras em todo o Algarve. Com uma ação predominantemente regional, tem também encetado iniciativas a nível nacional e internacional, da qual destacamos a presente campanha, juntando-se à EFCNI, de quem é parceira. A nível nacioanla contribuiu para o novo texto legislativo da Lei da Parentalidade e apresentou outros temas paradiscussão parlamentar. A nível regional, tem uma parceria com a ULSAlgarve em diversos projetos de apoio aos pais e crianças nascidas prematuras e de apoio à formação dos profissionais da saúde na área dos cuidados neonatais. Entre os projetos em curso destaca-se o De Igual Para Igual e o Pontes de Ligação.
Nascer Prematuro