Em Portugal, em 2021, cerca de 1,1 milhões de portugueses entre os 20 e os 79 anos tinham diabetes1. Aproximadamente 90% dos casos diagnosticados são do tipo 2, com forte relação a fatores de risco como a obesidade, o sedentarismo, entre outros2. O exercício físico e um estilo de vida ativo são fatores cruciais na prevenção da diabetes e controlo da doença. No âmbito do Dia Mundial da Diabetes, que se assinala a 14 de novembro, a cadeia de ginásios premium low cost VivaGym reforça a importância do exercício físico e da alimentação equilibrada na prevenção da diabetes e na melhoria da qualidade de vida.
A diabetes é uma doença crónica que ocorre quando o organismo não consegue utilizar, de forma eficaz, a insulina que produz, sendo a insulina uma hormona que regula a glicemia (concentração de glicose no sangue). Os principais sintomas associados à doença são sede, cansaço, visão turva e perda de peso involuntária.
As pessoas com diabetes apresentam um risco mais elevado de contrair doenças cardiovasculares. Alguns estudos sugerem ainda, um maior risco de desenvolver alguns tipos de cancro 3. A adoção de um estilo de vida saudável é a estratégia mais eficiente para prevenir ou adiar o aparecimento de diabetes tipo 2. Também na diabetes tipo 1, a atividade física apresenta um efeito benéfico na expectativa de vida.
“O exercício físico regular e uma alimentação equilibrada são pilares fundamentais não apenas para a prevenção da diabetes, mas também para garantir uma melhor qualidade de vida a longo prazo. No VivaGym, acreditamos que a adoção de hábitos saudáveis, como a prática de exercício físico, pode ajudar a combater essa doença silenciosa e promover bem-estar físico e mental para todas as faixas etárias”, afirma Daniel Galindo, Diretor do Departamento de Experience & Innovation do VivaGym.
Alguns benefícios do exercício físico são:
- Aumento da sensibilidade do organismo à insulina, que permite às células dos músculos uma utilização mais eficaz da hormona e respetiva retenção durante e após o exercício;
VivaGym | Comunicado de imprensa
- Regulação da pressão arterial, um fator importante na redução de complicações cardiovasculares;
Quanto à alimentação, os indivíduos com diabetes devem procurar ingerir alimentos ricos em fibras, proteínas magras e gorduras saudáveis como os cereais integrais, legumes, peixe, frango, frutas e bebidas vegetais. Alimentos como carnes processadas, doces e álcool, devem ser evitados.
“Reconhecemos a importância de assinalar dias como este. Informar é o primeiro passo para prevenir e no caminho para uma vida saudável, cada passo conta. O VivaGym tem um compromisso que vai além do fitness. Queremos que as pessoas queiram cuidar da sua saúde”, acrescenta.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 30 minutos de atividade física moderada é suficiente para ajudar na prevenção da doença 4.
Referências:
1 Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal. Relatório Anual do Observatório Nacional da Diabetes (2023). [Consultado a outubro 2024 em: https://apdp.pt/3d-flip-book/relatorio-do-observatorio-nacional-da-diabetes/]
2 Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares. Um PRR para a Diabetes – A Oportunidade é Agora (2021).
3 Noto, H., Goto, A., Tsujimoto, T., Osame, K., & Noda, M. (2013). Latest insights into the risk of cancer in diabetes. Journal of diabetes investigation, 4(3), 225-232.
4 https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/diabetes, Organização Mundial da Saúde [Consultado outubro 2024]
SOBRE O VIVA GYM:
O VivaGym nasceu em abril de 2011 com a abertura de seu primeiro clube no Hospitalet de Llobregat (Barcelona), num setor muito atomizado e pouco consolidado. Em 2015, a Bridges Fund Management adquire uma participação maioritária na empresa. Em 2018, o VivaGym consolidou a sua posição como líder do mercado low-cost na Península Ibérica, com a aquisição em Portugal da cadeia Fitness Hut, líder no mercado português neste segmento. Esta operação é realizada graças a um novo investimento da Bridges e ao coinvestimento adicional entre a Magenta Partners e a Hermes GPE.
Desde finais de outubro de 2024, o Fitness Hut passou a operar sob a designação VivaGym, consolidando-se numa única marca, com o mesmo nome, e com a identidade exclusiva em todos os ginásios na Península Ibérica. No final de 2023, o seu volume de negócios superou os 93,2 milhões de euros, com um aumento de 23% em relação a 2022.
No ano de 2019, o VivaGym alcançou 92 ginásios na Península Ibérica, 43 em Portugal e 49 em Espanha, e um total de 320 mil sócios. Este oferece um produto único de fitness que conquistou o consumidor e que contribuiu para torná-lo um operador líder no setor. Além disso, no mesmo ano, aparece no ranking das melhores empresas para trabalhar da Actualidad Económica. Começa 2024 com 104 ginásios na Península Ibérica e com um plano de expansão muito ambicioso para os próximos anos.