O Cinetoscópio, é a distribuidora que se encontra neste momento a preparar a estreia, em cinema, do filme O JOVEM XAMÃ, da realizadora Lkhagvadulam Purev-Ochir. O filme é uma coprodução de seis países, incluindo Portugal através da produtora Uma Pedra no Sapato, e chegará às salas de cinema no dia 14 de novembro.
Tendo em conta a visão alternativa que o filme traz sobre o bem-estar emocional, pessoal e a espiritualidade, posicionando-se como um exemplo moderno e atual de um país que integra no seu quotidiano a espiritualidade e a ancestralidade pensamos que poderiam estar interessados.
O JOVEM XAMÃ é um coming of age, e acompanha a história de Ze, um adolescente de 17 anos que se encontra dividido entre dois mundos: a sua experiência humana como adolescente, que inclui os seus estudos e primeiros amores, e a insólita responsabilidade de ser o líder espiritual – xamã – da sua comunidade.
Com o passado, o presente e o futuro da Mongólia juntos num filme, este acaba por retratar “a forma como vemos o mundo e como interagimos com espíritos ancestrais, com o futuro da cidade no horizonte”, nas palavras da realizadora.
O filme parte de uma história pessoal: a realizadora foi a uma consulta com um xamã, tendo descoberto mais tarde que era um jovem mais novo do que ela, o que lhe causou uma certa surpresa e curiosidade em aprofundar o tema. Nas palavras da própria realizadora, na Mongólia “as pessoas recorrem a xamãs por causa da enormidade das suas emoções e pela necessidade de falarem sobre os seus sentimentos, de se fazerem ouvidas. Por isso, a minha exploração da espiritualidade é emocional; é entre pessoas”
O filme estará em exibição no Cineplace Algarve Shopping, a partir do dia 14 de novembro.
Enviamos abaixo os materiais de comunicação para divulgação.
A realizadora está disponível para entrevistas em inglês.