´Spoken Word`

0
288

Gimnásio Clube de Faro voltou a trazer ao Algarve o que de melhor se faz a nível regional e nacional na área do Spoken Word. Foram três dias de palavra dita, poesia e performance, de 15 a 17 de Novembro de 2024, numa abordagem contemporânea, que fundiu a arte da palavra com dança, música, teatro e vídeo. O público também foi convidado a partilhar textos e poemas em serões de “microfone aberto”, em que o único limite foi a vontade de participar.

No último dia, domingo 17 de Novembro de 2024, decorreu o Momento “Calceteiros de Letras”, com o envolvimento de coletivos ligados ao mundo das artes – escolas, associações, poetas amadores, que em conjunto prepararam performances à volta do imaginário da poesia, com a presença de diversas Personalidades que tornaram o dia e o fecho, bastante “poético”.

O final de tarde culminou com a entrega do prémio Calceteiros de Letras, que distinguiu um artista ou entidade que ao longo dos anos tenha contribuído para a difusão da palavra e da poesia de forma criativa e original.

Este ano soube-se com bastante antecedência, quem iria receber esta distinção, isto porque a Organização quis que todos juntos para homenagearem, de forma singela, mas de coração, Milai – Maria Adelaide Fonseca -, artista multifacetada, que desenvolveu grande parte do seu trabalho em Faro e que nos deixou precocemente em 2023. Milai era “um mundo por descobrir, ou vários mundos num só”. O que é certo é que com ela “fomos todos os poetas do Mundo”.

O prémio foi criação do artista plástico João Frank, que foi ainda o autor de vídeo mapping, exibido na abertura de cada uma das sessões do Festival.