A ALGAR, sediada em Almancil, empresa que se dedica ao tratamento e valorização de resíduos sólidos, oferecendo serviços como recolha seletiva, compostagem e tratamento de bio resíduos, levou a efeito no Centro de Congressos do Algarve, em Vilamoura, uma iniciativa sobre Sustentabilidade e Turismo – impacto, desafios e inovação na gestão de resíduos no Algarve.
Este evento que juntou que juntou diversas entidades privadas e públicas da região do Algarve, numa plateia bem composta, decorreu na quarta-feira, 27 de novembro de 2024, no Centro de Congressos do Algarve, em Vilamoura.
Nesta iniciativa, destaque para a apresentação do estudo “As implicações da atividade turística na Região do Algarve para a gestão de resíduos urbanos”, pelo professor Eduardo Cardadeiro, investigador da Universidade Autónoma e consultor da Mota-Engil Ambiente.
A abertura da sessão e boas vidas, foi dada por Luís Masiello, presidente da ALGAR, seguindo-se a apresentação do estudo e debate sobre a sustentabilidade e turismo.
Após este painel, a sessão encerrou com uma componente mais técnica, com a apresentação de dois projetos inovadores a serem implementados num futuro muito próximo e em estado avançado de execução:
– Utilização de um braço robótico na triagem de embalagens no sotavento algarvio,
– Implementação da ferramenta de inteligência artificial, na colocação de contentores pela ALGAR nos diversos concelhos do Algarve.
A Mais Algarve, esteve no Centro de Congressos do Algarve, inserido nas instalações do Tivoli Marina Vilamoura Algarve Resort, em Vilamoura (Loulé. Algarve), a acompanhar este evento, trazendo à antena alguns dos momentos mais importantes do mesmo.