No 13 de Abril de 2023 foi assinado um protocolo entre os Municípios de Faro e de Loulé e o CHUA Centro Hospitalar Universitário do Algarve para a cedência de um terreno situado no Parque das Cidades, para a Construção de um Centro Oncológico Inovador.
Será uma mais-valia para os Cuidados de saúde já que permitirá concentrar num único edifício todo o processo, desde a fase de diagnóstico, passando pela definição de terapêutica até ao tratamento e seguimento dos doentes nas suas diversas valências clínicas.
Este centro oncológico irá cobrir a área geográfica do Algarve e Alentejo.
Segundo noticia publicada na comunicação social no dia 2 de Abril de 2023, o futuro equipamento terá uma área com cerca de 5.500 m2, irá integrar o Serviço Nacional de Saúde e pretende colmatar uma lacuna regional na prestação de cuidados de saúde, dando apoio a muitos Algarvios que padecem de doença oncológica e que necessitam de uma abordagem multidisciplinar, tanto em termos de diagnóstico como de tratamento.
Como tal, pretende-se reunir num único espaço físico várias especialidades como a oncológia médica, cirurgia, radioncologia, nutrição, dor crónica, medicina física e de reabilitação, cuidados paliativos e apoio social, por forma a que o doente não precise de sair da região e que, numa única deslocação, possa realizar o seu tratamento de forma integrada e com o acompanhamento dos vários profissionais.
De referir que o CHUA será o responsável pela construção, manutenção e exploração de todos os recursos técnicos e humanos deste Centro.
Acontece que no dia 26 de Março de 2024 e em 22 de outubro de 2024 a Assembleia Municipal solicitou um conjunto de perguntas com o objectivo de se inteirar da situação sem que tenha obtido qualquer resposta pelo CHUA ou entidade que o substitua.
Pelo que os Eleitos da CDU propõem que a Assembleia Municipal de Lagos reunida a 02 de Dezembro de 2024 solicite à Unidade de Saúde Local do Algarve o seguinte:
1- Qual o ponto da situação referente ao projecto Centro Oncológico do Algarve.
2- Se já esta assegurado o financiamento para a construção e apetrechamento do Centro Oncológico do Algarve.
3- Para quando o lançamento da empreitada para construção do referido Centro
4- Qual a previsão de abertura do Centro Oncológico do Algarve.
CDU Lagos