Secundária D. Manuel Martins vence Prémio EmpowerED atribuído pelo Politécnico de Setúbal 

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O Politécnico de Setúbal (IPS) entregou hoje, na Escola Secundária D. Manuel Martins, os galardões às/aos vencedoras/es das duas primeiras edições do Prémio EmpowerED, iniciativa que visa reconhecer as boas práticas escolares em promoção da igualdade de género nas áreas científicas e tecnológicas, no 3º ciclo do Ensino Básico, com o apoio financeiro do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Os galardões, entregues pela presidente do IPSaos/às professores/as responsáveis pelos projetos mais criativos e eficazes, têm como grande motor combater estereótipos de género no que toca às opções escolares e de carreira e estimular o interesse das raparigas por áreas de estudo ainda tipicamente masculinas, como são os casos das chamadas CTEAM – Ciências, Tecnologias, Engenharias, Artes e Matemática.

A Escola Secundária D. Manuel Martins, estabelecimento de ensino anfitrião, conquistou os dois primeiros lugares em 2022/2023, com os projetos “Um Mergulho pela Igualdade e Sustentabilidade” e “Um mundo a descobrir para a saúde”, cabendo-lhe igualmente o lugar de vencedor na edição de 2023/2024, com o projeto “M2eME – Inclusão e igualdade numa abordagem CTEAM-H”. Nesse ano letivo, o Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama destacou-se em segundo lugar com o projeto “CTEAM: Igualdade em ação”.

Aos/às vencedores/as foi entregue a distinção de “Escola EmpowerED nas áreas CTEAM” e um prémio pecuniário de cinco mil euros, sendo que aos segundos lugares foi atribuído um kit com material para a promoção das áreas CTEAM na comunidade escolar, contendo 12 calculadoras científicas, um microscópio, uma estação eólica e três conjuntos de Química.

“Mais do que um prémio, hoje entregamos oportunidades”, referiu Ângela Lemos, presidente do IPS, chamando a atenção para o impacto desta iniciativa além das salas de aula: “Ao estimular o interesse das raparigas pelas áreas CTEAM, estamos a desconstruir estereótipos, a fortalecer a autoconfiança das nossas alunas e a abrir portas para carreiras de grande potencial e impacto na sociedade. Estamos, acima de tudo, a tentar garantir que nenhuma escolha profissional é condicionada por preconceitos”.

Aludindo ao atual contexto mundial, fortemente marcado pelos avanços científicos e tecnológicos, a responsável alertou para o “desequilíbrio de género a que ainda assistimos nestas áreas, com uma sub-representação das raparigas e mulheres em cursos e carreiras ligadas à ciência e à tecnologia”.  Uma realidade, concluiu, “que é preciso mudar e é na escola que essa mudança começa”.

Recorde-se que o Prémio EmpowerED tem candidaturas abertas para a edição de 2024/2025, até 30 de junho de 2025, voltando a contemplar estabelecimentos escolares dos concelhos do distrito de Setúbal e também dos concelhos da Amadora, Lisboa, Loures, Ponte de Sor e Vila Franca de Xira. Os projetos a concurso são avaliados com base em critérios como relevância e impacto, criatividade e inovação, envolvimento da comunidade escolar, sustentabilidade e capacidade de serem replicados em outras escolas e contextos.

IPS

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