Luke Howard é um pianista e compositor australiano que se estreia em Portugal neste concerto único na Casa da Música.
Com uma carreira discográfica iniciada em 2013, Luke Howard cedo destacou-se dos demais compositores da chamada Modern Classic pelo cruzamento perfeito das delicadas notas de piano, com a eletrónica mais ambiental e experimental, assim como (regressando ao classicismo) às orquestrações.
Os seus inúmeros discos editados a solo, em duo ou trio, cruzam várias barreiras estilísticas em termos de conteúdo musical, nomeadamente o jazz mais experimental do Luke Howard Trio, mas o compositor continua a ter um maior reconhecimento por parte do público e crítica devido aos seus discos editados no formato solo.
O último disco a solo chama-se All of Us e foi editado em 2022 depois de ter sido composto durante o lockdown que ocorreu em Melbourne, Austrália por altura da pandemia de COVID 19. Mas, a inspiração para este disco incomum, não foi apenas o isolamento forçado a que todos estivemos expostos. Durante este período, Luke Howard, inspirou-se também no livro de Albert Camus, “A Peste” (o livro narra a história de trabalhadores que descobrem a solidariedade durante uma peste que assola a cidade de Oran na Argélia).
Será este álbum All of Us o principal motivo da estreia em Portugal de Luke Howard mas, certamente, temas da restante discografia não devem ser ignorados pelo compositor.
Os bilhetes já estão disponíveis no site da Casa da Música:
Bilhetes: https://casadamusica.com/event/luke-howard/?selected_session=32563
Data: 1 de outubro 2025
Local: Sala 2 – Casa da Música (Porto)
BWR