Os Prémios Lusófonos da Criatividade revelam o ranking das agências portuguesas mais premiadas no segundo quadrimestre da edição 2024/2025. A competição está ao rubro, com a Connect Comunicação a liderar em ativação e eventos, a Drible a destacar-se no design, a NAVEGA VALE a assumir a dianteira na área de media, a M&A Creative Agency como referência em publicidade, a Llorente Y Cuenca na área de relações públicas, a Apollotec na categoria digital, a Lobby a liderar produção e RTP – Rádio e Televisão de Portugal como o cliente mais premiado até agora.
O segundo quadrimestre da edição 2024/2025 contou com a participação de 110 agências, tendo sido atribuídos um total de 107 prémios de Bronze, 54 de Prata, 40 de Ouro e 3 Grand Prix. O ranking é construído através da acumulação de pontos obtidos pelas inscrições feitas ao longo do ano, e no último quadrimestre será anunciada a Agência do Ano, Produtora do Ano e Cliente do Ano. Também podem ser distinguidos vencedores Lusófonos, reforçando a dimensão internacional e inclusiva da competição.
Até ao momento, as agências mais pontuadas em Portugal são:
No setor das Agências de Publicidade, as mais pontuadas são:
- M&A Creative Agency (820 pontos)
- Euro M (670 pontos)
- Bastarda (520 pontos)
No setor das Agências de Design, as mais pontuadas são:
- Drible (1340 pontos)
- Shift Your Branding Agency (270 pontos)
- Estúdio Ricardo Daniel (270 pontos)
No setor das Agências de Ativação e Eventos, as mais pontuadas são:
- Connect Comunicação (230 pontos)
- New Sheet (180 pontos)
- United Creative ( 120 pontos)
No setor das Agências de Relações Públicas, as mais pontuadas são:
- Llorente & Cuenca (420 pontos)
- Ellephant Comunicação (60 pontos)
No setor das Agências de Media, as mais pontuadas são:
- NAVEGA VALE (220 pontos)
No setor das Agências Digitais, as mais pontuadas são:
- Apollotec (290 pontos)
- t_insight (210 pontos)
- Vitamina. Digital Marketing Agency (130 pontos)
No setor das Produtoras, as mais pontuadas são:
- Lobby (1280 pontos)
- Sajo (60 pontos)
No setor dos clientes, a RTP – Rádio e Televisão de Portugal lidera com 240 pontos.
A nível lusófono, a Agência Golo, de Moçambique, lidera o ranking na categoria de Agência de Publicidade, com 1150 pontos.
Na categoria de Agência de Design, a agência Drible, de Portugal, ocupa o primeiro lugar com 1340 pontos.
Já na Agência de Media, a Navega Vale, de Portugal, é a mais pontuada, com 220 pontos.
Entre as Agências de Ativação e Eventos, a liderança pertence à LATIN PROMO, do Brasil, que soma 390 pontos.
Na categoria de Agências de Relações Públicas, a Llorente & Cuenca, de Portugal,na liderança com 420 pontos.
Na categoria de Produtora, a produtora Lobby, de Portugal, ocupa o primeiro lugar com 1280 pontos.
Na categoria de Cliente, a RTP – Rádio e Televisão de Portugal encontra-se na liderança com 240 pontos.
As inscrições para o próximo quadrimestre abrem no dia 5 de Maio, com uma campanha especial de early bird de 25% de desconto, incentivando a participação de mais projetos e talentos da indústria criativa lusófona.
Segundo Ana Firmo Ferreira, CEO dos Prémios Lusófonos da Criatividade: “O talento criativo em Portugal continua a destacar-se e a superar expectativas. Este segundo quadrimestre mostrou um nível de qualidade excecional, e estamos ansiosos para ver como estas agências continuarão a inovar nos próximos meses.”
Os Prémios Lusófonos da Criatividade mantêm-se como uma referência no reconhecimento do talento criativo lusófono, promovendo a excelência e a inovação no setor.
MT LAG