«Ciao Joji» 2

Textos de todas as cores
Tools
Typography


É sobre o meu vizinho, o homem/rapaz sem idade que tem duas águas marinhas no lugar dos olhos.

«Passa-se o quê com aquele rapaz?» Perguntei com singeleza a uma senhora que passa as tardes debruçada numa janela ao lado da outra de que vos falei, enquanto ele caminhava ao longe e perto de nós, naquela lonjura que mo fazia pressentir numa nave prateada a voltear a lua.
«Não se passa nada!»
«Conhece-o?»
«O que é que tem? É meu filho.»
Estremeci com a surpresa. Olhei-a bem. Os olhos eram iguais aos dele, tinha a pele fina como ele e o ar cansado de uma boneca de porcelana numa cesta de brinquedos de muitas gerações.
«É seu filho? Mas ele não fala? É autista?
«Eu sei lá o que ele é. Foi sempre assim. Nunca falou.»
«E aprendeu a ler? Foi à escola?»
«Agora! Não aprendeu nada. Não fala. Anda aí. Sabe como é,  médicos e gente pobre…» Volteou a cabeça prateada com o ar de quem já sacudiu o mundo de cima dos ombros há muito tempo.
O rapaz entretanto voltou e quando se aproximou de mim levantei nos braços a cadelinha pequena e disse-lhe «Toma, é a Nini».

O rosto de luz apagada acendeu-se de repente como se uma vela tímida o iluminasse e estendeu a mão que foi desencarquilhando e começou a afagar a cabeça do animal.
Olhou a mãe, ainda à janela, como se lhe pedisse licença para ser gente.
«Chico, não tenhas medo, pega na canita.»
Então, pela primeira vez, ele olhou-me nos olhos, olhou as cadelas, sorriu e, enternecido, embalou no colo a cadelinha mais pequena.
«É a Nini, Chico, diz, Nini».
Ele acenou-me com a cabeça e sorrindo repetiu umas quantas vezes «Nini, Nini»
« E aquele é o Joji…»
«Jogi, Nini…»
«Ajudas-me Chico? Ajudas-me a passear as cadelinhas? É que já não tenho muita força.»

Estendeu-me a mão e eu enfiei-lhe no pulso a trela da caniche. Depois trocámos e ele agarrou na trela comprida onde prendo mais duas, uma pastora e uma pequinesa.

Coloquei-lhe o braço sobre os ombros magritos e passeámos ambos na avenida, cada um com a sua trela, cada um com o seu sorriso.

jl

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

{sharethis}

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS