"Confiança"

Letras & Companhia
Tools
Typography

desconfiadosQuando se utiliza a expressão “confia em mim”, muitas vezes não me parece que as pessoas tenham noção do peso que estas palavras acarretam, do que a confiança ou a falta dela possa causar, e os erros que outros possam cometer, ainda que inconsequentemente.

Muitas vezes a expressão “confia em mim” pode fazer mundos tremerem, ou até mesmo, chegarem a um colapso. O mundo de uma namorada que acabar de ser vítima de mais uma cessão de abuso quer físico quer psicológico por parte do seu namorado que mais uma vez, numa tentativa de redenção momentânea pede desculpa e jura que foi a ultima vez que tal aconteceu e para convencer esta rapariga, apela com um “confia em mim”. Quando um político promete o reerguer das cinzas de uma nação e pede nos seus discursos ao povo “confiem em mim”. Quando um pai diz ao seu filho que lhe dará uma bicicleta mas na verdade não a pode pagar, “confia em mim”.

Na adolescência, a meu ver, a principal prova de fogo deste tema é a constante presença do tema sexo nas vidas dos jovens, e a perda da virgindade, quer para raparigas quer para rapazes, uma vez que algo tão único e que irá ser recordado para o resto da vida deve ser feito com alguém que se realmente se confia e se ama, porque já não se trata de uma questão de prazer, amor e luxúria, trata-se também de questão de saúde .

Tudo na nossa vida implica esta base, sem ela não há uma evolução, se não conseguirmos confiar nas pessoas que nos cercam não conseguimos crescer e aprender, porque a esfera em que nos vamos fechar vai ser cada vez mais restrita, chegando ao ponto da total alienação para com a sociedade.

Se não confiarmos nas pessoas que nos rodeiam, mais vale fazer uma reciclagem na nossa vida social.

filomena_pires
 
 
 
 
 
Filomena Pires
 
{sharethis}
 

Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS