Solta-Mente: Antes do Dislike Capital

Solta-mente
Tools
Typography

Um burguês activismo internáutico é o acto de tomar um latte enquanto partilha a fatal imagem tropical com pulmões de fumo, sem rumo, nem prumo, e a ganância desmedida some com as hipóteses de vida num somatório de divida para com gerações futuras. Corrupção tropical. Usuras. Viagens. Mentiras. Sondagens. Trapezista sem sede em rede social. Imagens e mais imagens.

A quase catatónica comunidade internacional, empurrada pelos likes e shares do mundo virtual faz o esforço sem rival de remar na onda verde que finalmente atingiu o planeta. Comunidade proxeneta. A mesma que toca corneta quando se trata de baixar emissões. Não importa o motor desde que todos apanhem a onda. Já agora, no meu espírito ronda: em vez de jacto privado podiam dar-se boleia para todo o lado. O ozono está esburacado e o combustível fóssil não é um bom recado.

E assim vamos nós felizes para a praia pois parece que alguém está a fazer qualquer coisa acertada. Contudo, os carregadores ficam ligados à tomada, os ares condicionados numa linda toada, para lavar os dentes, o carro, a roupa e a loiça, montes de água desperdiçada, usam-se pesticidas e venenos por quase nada, o lixo despejado em salganhada, mas pensa-se estar a fazer qualquer coisa pela Amazónia desflorestada, ou pela Gronelândia ou por qualquer outra coisa plástica desregrada por termos a fotografiazinha partilhada.

Podemos fazer mais e melhor. Tome-se o latte burguês, mas assuma-se a responsabilidade. A sustentabilidade não pode ser só uma imagem virtual geradora de likes. Temos de intervir também no mundo real, ou corremos o risco do dislike capital.

Selma NunesDislikeCapital

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS