Banner Alto Página

Quanta areia cabe nos bolsos de um país?

Solta-mente
Tools
Typography

Camões não estava certo. Por vezes os ventos mudam, mas as vontades não. Nem que as burocracias e papeladas tivessem cola no verso e ficassem agarradas às secretárias, se obteria um resultado tão fac-similado.

Parece que nem com rajadas de vento voam as demolições das ilhas barreira das secretárias do executivo. Coladas.

Muda-se o executivo e ali ficam os papéis. É impressionante para um país como o nosso a eficácia e a persistência. Esses papéis estão colados, só pode! Pergunto-me: de que nacionalidade será a cola utilizada? Nacionalidade Visto Gold? Gold da cor das nossas queridas dunas que devem ser sim, preservadas para usufruto de gerações futuras e não envenenadas a químico com aquaculturas desleais, espécies não autóctones, frackings e seus parentes próximos. Tem de haver valentia, e que não se cale isto de forma nenhuma! (Deve ler-se “Valentia” e “Não se cale isto” várias vezes, em voz alta, como refrão.

Os ventos mudaram e gosto de pensar que é coisa boa, sem dúvida, mas os ilhéus das ilhas barreira vivem na incerteza e no medo de que as suas casas sejam derrubadas. Que história é essa de primeiras habitações e segundas habitações? Mas além dos bolsos rotos andamos a comer algas alucinogénias? Mas já se parou para pensar no que se diz? Não se cale isto nunca.

O que parece não amedrontar o nosso executivo é a exploração de combustíveis na nossa costa, que de tão frágil é preciso preservar. Estranha-se a distribuição de cola no que toca ao Algarve. É isso e a divisão anedótica de fundos entre regiões.

Descobriram uma região com dunas de ouro e querem atravancar-nos a todos ao mesmo tempo nos bolsos, areia e tudo. A cola que está a amarrar esses papéis ao executivo, ou o executivo aos papéis (ainda não percebi bem o que cola o quê) é que deve ser muito boa. Ai país, de bolsos rotos e nariz tão empinado para com os teus, que nem cola fabricas e já estás tonto de a cheirar. Só pode. Quanta areia cabe nos bolsos de um país? E a quanto vendes cada grão? Com os grãos das casas das pessoas, quantos euros são? E tu, executivo, tens segunda habitação? E contigo… não te cales a isto, quantos estão?

Selma Nunes

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS