À Volta do Labor Day Weekend

Tempo de Crónicas
Tools
Typography

Na primeira segunda-feira de Setembro de cada ano, o Dia do Trabalhador nos Estados Unidos da América dá para fim de semana prolongado, mais uma oportunidade que muita gente tiveram para viajar, ir mais além. Não calhou por min. No domingo fomos para o Lincoln Woods R.I. Esteve maravilhoso dia de sol, suave brisa, e à sombra, apreciava-mos a ondulação das águas do lago, parecia Mar - cheirinho a Algarve.

Pelo Labor Day Weekend, fui até agora duas vezes excursionista, em 98, três dias na capital norte-americana, dos lugares visitados e mini-cruzeiro, vimos a Casa Branca, o Capitólio dos Senadores, e dos Representativos de cada estado da União. No ano seguinte lá fomos para o Canadá mais precisamente para o Quebeque, viagem magnífica admirando paisagem influenciada por clima taiga temperado. la" Ville de Quebec " num quaze puro francês à beira do São Lourenço fundada por Champlain, há mais de quinhentos anos. Em Montreal, no contacto com cultura portuguesa na Casa dos Açores, apresentaram-nos seu Rancho Folclórico daquela altura a exibir-se com seus cantares e danças, num Mundo das Franco-fonia.

Como os outros anos, neste Labor Day, colégios e universidades encheram-se de movimento e emoções de muita juventude. Pais felizes, ajudando a levar coisas e a ver seus filhos (as) começando mais uma etapa nas suas vidas. Nos iniciantes e continuadores reluzem esperanças. Há mais de duas décadas também calhou-me andar nessas voltas pelo Labor Day. A filha foi a culpada no bom sentido. O tempo passou, e o ascendente mais velho acaba de entrar para o terceiro ano universitário.

O Labor Day Weekend è visto por cá como o fim do Verão, embora ele dure oficialmente até 22 deste mês. Ainda pode haver dias abrazantes, está nesta terça-feira, oxalá as temperaturas tornem-se amenas para ir-mos abeirando da Fallseason, e para que as modas próprias da estação comecem a estar mais a jeito expostas para com a época que se avizinha.

Resolvi para esta Crónica e como Algarvio de origem regresso mais uma vez puxando a brasa à minha sardinha, juntando-lhe fotografia do Algarve. Mas não esquecemos e a meu ver o dia dedicado ao trabalhador quer seja nos States, ou em muitos países em Maio, e Setembro por cá, seja sempre considerado e de apreço para com os Obreiros do Mundo.

Ireneu Vidal da Fonseca, Massachusetts E.U.A.DayLabor

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS