A Celebrar Portugal

Tempo de Crónicas
Tools
Typography

No passado domingo, dia 8 de Junho, assisti à tradicional parada que se realizou em providençe, capital do pequeno e vizinho estado de Rhode Island. Associações, organizações, individualidades, fizeram parte da composição do evento. De salientar a representação da União Portuguesa Beneficente. A notável banda do Clube Juventude Lusitana, de Cumberland, sempre muito apreciada a tocar. Ranchos folclóricos brilharam a engrandecer a parada. O de Nossa Sra. de Fátima de Cumberland, o do Clube Social Português de Pawtucket, e o de Craston.

A desfilar, os ranchos maravilhavam o público que admirava as suas vestes, e a ouvir os mais variados temas do folclore de Portugal, com as suas danças. Uma parada também dinamizada com a simpatia das Misses, que deram um excelente contributo na composição deste evento.

Os Algarvios, sempre têm participado nesta parada - recordo, Francisco Canada, e sua esposa Cirila, que primavam-se nestes eventos há mais de 3 décadas, sendo ajudados por amigos, a enfeitar camião e trela, premiado num dos anos. De louvar também a Maria José Canada, que muito contribuía a celebrar Portugal, por alturas do 10 de Junho assim como o Franco Canada. Ambos regressados ao Algarve, há muitos anos mas nunca esquecidos na Comunidade Lusa cá da área.

Um natural de Santa Bárbara de Nexe, o José Manuel Neto, também enquanto por cá esteve muito se dedicou na organização das celebrações ao dia de Portugal, acontecimento sempre tão inspirado no rubro e verde da nossa bandeira, duma terra de glória, em parte graças aos seus navegadores que outrora descobriram novos mundos no Mundo.

Mas falar acerca de comemorações ao dia de Portugal, faz-nos lembrar do que muito marca Portugal, pelo Mundo. Por exemplo, o vinho do Porto, bebida tão famosa. No campo musical, a saudosa fadista Amália Rodrigues, a memorável voz. No desporto, Luís Figo, grande celebridade da bola, e presentemente, Cristiano Ronaldo, o melhor de todos, admiravelmente cheio de fans e adeptos.

Acrescento que para louvar mais Portugal, destino turístico bastante procurado, evidentemente que vale-lhe muito o Algarve, região no Sul deste país de vocação Atlântica, e cada vez mais reconhecido no Mundo.

Ireneu Vidal da Fonseca 
Massachusetts
U.S.A.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS