Banner Alto Página

O Presépio da Sra. Maria do Carmo

Tempo de Crónicas
Tools
Typography

O deste ano, parecido com os dos outros anos, embora com mais esta ou aquela decoração, engenho, ou atavio, que na sua abrangência longe de figurar tudo aqui na fotografia. Em grande parte coisas de madeira, palha, e outros materiais que as mãos desta Algarvia muito pacientemente têm feito, pela sua enorme dedicação à tradição natalícia.

Se cá viesse, quanto admirado ficaria São Francisco de Assis, o criador do primeiro presépio, e que segundo a história, imaginou ambiente do nascimento de Jesus Cristo, numa planície na Itália, há quase oitocentos anos. Decerto que naquele tempo, a originária obra dele foi muito diferente em muitos aspetos, e não teve luz, como o presépio da Sra. Maria do Carmo. Alguma ajuda de seu marido o Adelino Gaspar, natural da Beira Baixa, tem sido muito preciosa.

Parece-nos extraordinário rimar os acordes da melodia de Natal, '' Joy to the World '' Alegria para o Mundo '' com este presépio da Maria do Carmo. Assim como tantos outros presépios feitos em casa, por esse mundo fora, e que vão sendo raros ano após ano. Sendo assim, cada vez mais presépios serão considerados autênticas obras de arte, e o da Sra. Maria do Carmo, è um desses exemplares desta quadra festiva.

Ireneu Vidal da Fonseca 
Massachusetts
U.S.A.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS