Navio Escola Sagres - grande marca de Portugal, visitou Massachusetts

Tempo de Crónicas
Tools
Typography

O considerado embaixador flutuante de Portugal pelo mundo, e saudante da emigração, com missão de ajudar a formar futuros oficiais, antes de visitar Massachusetts, esteve na Filadélfia, e Greenport, no estado de Nova Iorque.

De outra vez que vi o Sagres, há mais de 20 anos, em Newport R.I. famosa estância turística, lembra-me de ver muitas pessoas que eram doutras paragens, a comtemplarem o Portuguese Tall Ship, orgulho da Marinha Portuguesa.

Aproveito para historiar um pouco acerca deste Sagres. È o terceiro da Marinha Portuguesa, e foi construído na Alemanha em 1937. Na segunda guerra mundial, foi apreendido pelos norte-americanos.

Em 1948, venderam-no ao Brasil, aí, batizaram-no de Guanabara, nome da considerada bela e vasta baía do Rio de Janeiro. Em 1961, foi adquirido por Portugal, que preparou tão majestosamente a embarcação como navega, como se apresenta hoje com três mastros, e suas Velas Brancas com a distintiva Cruz da Ordem de Cristo.

navio sagres

O navio Escola Sagres, de extraordinárias linhas, e com sua figura de proa, a do Infante D. Henrique, sem dúvida, è uma das grandes marcas de Portugal. Tem circum-navegado, não lhe falta história cultura, è arte, e com nome de terra Algarvia, continua sempre a ser muito admirado por onde passa.

Ireneu Vidal da Fonseca 
Massachusetts
U.S.A.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS