Portugal, 10 de junho e os Santos Populares

Tempo de Crónicas
Tools
Typography

Portugal está no seu esplendor, foi celebrado o seu dia. Ao longo do mês de Junho eventos inseridos nas comemorações alusivas ao 10 de Junho, à Pátria Lusa, vão continuar em comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, sobretudo aqui nos Estados Unidos da América.

A nossa bandeira, lado a lado com as das regiões autónomas, dependendo do grupo ou organizacão cultural que sendo dos Açores ou da Madeira, completam assim Portugal no seu todo, a imortalizarem Luís Vaz de Camões.

Sentimo-nos orgulhosos por pertencer a este País de forma retangular, no extremo Ocidental da Europa, e com suas Ilhas. Temos o melhor jogador de futebol do mundo. E já agora, mencionar-lhe o nome de uma das nossas desenhadoras, e estilista de renome internacional Fátima Lopes, tão brilhantemente figurando, e divulgada em revistas.

Com este 10 de Junho, e os Santos Populares, Portugal vai ficando mais reforçado com o slogan, do está na moda. É com o Santo António de Lisboa e Pádua, autor de casamentos, digamos assim. De seguida vem o São João, o batizador, e já no fim do mês São Pedro, a quem por vezes pedem-lhe para que haja bom tempo.

Estes Santos, grande marca da cultura portuguesa com festas e bailes, e nunca esquecidos pelos portugueses na Diáspora, e muito festejados no Algarve, com participantes que também historiam Portugal. Na piscatória Quarteira, já admiramos as marchas. Da última vez há 5 anos, uma maravilha de espetáculo sem dúvida.

Garantidamente que por outras terras algarvias, estas marchas também não lhes falta brilho e glamour cada qual na sua dimensão. De lado repousando à maneira dos organizadores. Lenços como que a esvoaçar, simbolizando beleza e felicidade. Não falta jovialidade nestes dias, e com as tradicionais plantas. Os manjericos, e o Alecrim.

Ireneu Vidal da Fonseca, Massachusetts E.U.A.

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS