" Do que nunca se esqueçe "

Tempo de Crónicas
Tools
Typography

Da região dos alpes franceses Haute Savoie, partíamos logo pela matina para Les Vacances, as grandes férias de Agosto. De carro levados nisso meia dúzia de Agostos.

A caminho vinhamos ansiosos por chegar ao destino, ver campos e mar do Algarve. Os lugares por onde corria-mos na infância passamos a mocidade que como sempre nunca se esquecem.

À chegada não faltavam abraços e beijinhos. Decénios passaram, mas ficou-me interiorizado quanto satisfeito por ter chegado a tempo de ajudar um pouco os familiares na tarefa do varejo das amendoas e alfarrobas. Figueiras com seus deliciosos frutos adoçava-nos a boca.

Naqueles anos setenta, faziam uma festa dedicada aos emigrantes, em Santa Bárbara. Aldeia de Nexe priviligiada pelos seus encantos de paisagens que têm como pano de fundo esplenderosa vista do Oceano.

Noutros tempos, olhava de cima da varanda da casa de meus avós maternos, e quando estava nas encostas de cerros, mais de perto admirava ver moinhos com suas velas que por vezes giravam com rapidez.

Lembranças remotas mas que não saem da memória, tais como idas ao mar com o tio João Grelha, pescador e dono de viveiros de amêijoa, e a tia Rosa quando nos visitava trazia peixe fresco e mariscos. Na Ria Formosa, numa zona entre Faro e a Ilha, iamos com ele para ceifar vegetação. Eu ainda menino ajudava como podia. Carregado o barco a remos, rumávamos para o lugar dito moinhos. Essa vegetação, misturava-se com palha para o gado bovino que a família Fonseca criava.

Anos de pouca fartura. Nunca esqueço que ainda me calhou andar rasgado e remendado. Ao longo dos anos vieram introduzindo em estilo de moda vestir rasgados e com remendos, tão usado nos jeans. Pode ficar bem em quase todas as idades, transmite jovialidade nos nossos dias.

Para melhor ficar a crónica, acrescento que das recordações que toda a gente tem, quanto possível tome-se das melhores, podemos encontrar sempre qualquer coisa que nos faz viver.

Ireneu Vidal da Fonseca, Massachusetts E.U.A.

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS