fbpx

Canoagem | Campeonato Nacional de Fundo

Desporto
Typography

Castores do Arade conquistam medalhas e títulos nacionais. Os atletas do Kayak Clube Castores do Arade alcançaram 4 pódios, com duas medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze, no decorrer do Campeonato Nacional de Fundo de canoagem e paracanoagem.

Um título nacional foi alcançado por Isabella Wilkinson, atleta em K1 Iniciado feminino, regata em que a sua irmã gémea, Maria Wilkinson, alcançou a medalha de prata. As irmãs algarvias partilharam assim o pódio nacional em família sendo uma situação pouco habitual na modalidade.

Ana Bebiano conquistou o segundo título nacional para os Castores ao vencer o K1 Vet-A femininos superando a segunda classificada, Ana Silva do Náutico de Crestuma, por 12 segundos.

O atleta Rúben Luís conquistaria a única medalha de bronze dos Castores, na regata de K1 Iniciados, ao terminar na terceira posição a apenas 5 segundos da prata e a 8 segundos do vencedor.

Destaque ainda para os resultados de top-10 alcançados por Inês Luís, 6ª classificada em K1 Infantil feminino, e Filipe Busel, 7º classificado em K1 Iniciado.

A edição de 2018 do Campeonato Nacional de Fundo foi organizada pela Federação Portuguesa de Canoagem, em parceria com o clube Ligadura, na vila de Melres, concelho de Gondomar e contou com a presença de mais de 700 atletas que competiram pela conquista dos 25 títulos nacionais em disputa. Sendo uma das maiores competições nacionais de canoagem organizadas no nosso país e realizou-se neste sábado, 7 de abril. No domingo realiza-se ainda a Taça de Portugal de Fundo em Tripulações para embarcações de C2/K2 e C4/K4 (kayaks e canoas para 2 e 4 atletas)

O Campeonato Nacional de Fundo é disputado em embarcações K1/C1 (kayak e canoa monolugar) em circuitos entre os 2000mts e os 5000mts (2000mts para a categoria de iniciados; 3000mts para infantis e veteranos B e C e 5000mts para as restantes categorias).

A nível colectivo os atletas do KCCA garantiram o 6º lugar entre 51 Clubes participantes. A vitória colectiva foi para o Náutico de Ponte de Lima, seguido do Náutico de Prado e do Grupo Desportivo de Gemeses. O 4º classificado foi o Náutico de Crestuma e 5º o Darque KC, todos estes clubes são da região norte de Portugal sendo o KCCA, de forma destacada, o melhor clube da zona Sul superando também a região Centro.

Para o resultado colectivo contribuíram todos os atletas castores em prova e que alcançaram os seguintes resultados:

K1 Iniciado feminino: 24ª Iara Bebiano, 27ª Ana Gouveia, 33ª Leonor Ramos, 44ª Matilde Ribas; K1 Infantis: 13º Tomás Vasconcelos, 18º Guilherme Reis, 22º Filipe Libório, 34º Diogo Araújo, 41º Bernardo Verdades; K1 Infantil feminino: 49ª Matilde Cartaxo; K1 Vet-B: 17º António Luís; K1 Cadete: 43º Isaac Albuquerque, 44º André Soares, 47º Tiago Vieira, 52º Rodrigo Gonçalves; K1 Cadete feminino: 35ª Beatriz Araújo; K1 Juniores: 13º Gonçalo Bento, 14º Iago Bebiano; 18º Tomás Santos, 46º Mário Cabede; K1 Vet-A: 15º Nuno Silva.

Esta participação e excelentes resultados não seriam possíveis sem o apoio logístico da Câmara Municipal de Lagoa que tem prestado grande apoio aos clubes locais e disponibilizou um autocarro para a deslocação dos atletas.

Fonte: KCCA

Canoagem1Canoagem3Canoagem2

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS