Grande Rota do Guadiana | "Caminhada GR15"

Desporto
Typography

Está aí mais uma caminhada da Grande Rota do Guadiana (GR15), a última do ano, desde o emblemático «Miradouro do Pontal» até à vila raiana de Alcoutim. A caminhada acontece já este próximo domingo, dia 09 de dezembro.

A última caminhada do ano da Odiana propõe atividade física, clima ameno e boa disposição, numa aventura cujo protagonista é o grande Rio do Sul e as fantásticas vistas panorâmicas. Vão ser 10 km´s de trajeto à descoberta da serra do Baixo Guadiana. A partida é no Miradouro do Pontal, com vista privilegiada para o majestoso Rio Guadiana, seguindo-se uma incursão ao monte típico do Marmeleiro. Segue o trilho novamente com vista privilegiada, mas agora sobre a barragem de Alcoutim, passagem pela Praia Fluvial, até chegar finalmente à vila raiana. Trata-se de uma caminhada de dificuldade média.

A Caminhada é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia até dia 07 de dezembro através dos seguintes contactos: e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou +351 281 531 171. Os inscritos devem encontrar-se às 09h em Alcoutim onde estará um autocarro (junto à ponte da Ribeira de Cadavais) que irá transportar os mesmos até ao Miradouro do Pontal, o início do percurso. Uma vez no ponto de partida, a caminhada inicia às 09h30. A ressalvar que os participantes devem deixar o seu carro em Alcoutim e apanhar o autocarro supracitado, destacando que a Odiana não se responsabilizará pelo regresso dos participantes ao Miradouro do Pontal após conclusão do passeio. Cabe aos participantes responsabilizarem-se pelo seu almoço, sendo que na caminhada será disponibilizado, através de dois abastecimentos, o reforço habitual de líquidos e fruta.

A sublinhar que a Grande Rota do Guadiana interliga Alcoutim a Castro Marim e Vila Real de António, distinguindo-se pela sua multiplicidade de paisagens, elementos históricos, patrimoniais e naturais. A caminhada tem como intuito a dinamização e promoção desta Grande Rota que atravessa o Baixo Guadiana algarvio, e que se encontra em processo de extensão até à Ribeira do Vascão, limite entre os concelhos de Alcoutim e Mértola, passando brevemente dos iniciais 65 km’s para 81 km’s.

Recorde que este evento é uma organização da Associação Odiana, com a colaboração da empresa de animação turística Além Vila Tours, no âmbito do projeto PROMOTURIS – Plano de Promoção Turística e Cultural - uma iniciativa Odiana apresentado ao Aviso de Abertura ALG-14-2016-10 – Promoção Turística e Realização de Eventos Culturais, prioridade de investimento 6.3, financiado pelo Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020.

INFORMAÇÃO ÚTIL

  • 09h00 – Chegada a Alcoutim onde devem apanhar autocarro (ao pé da Ponte dos Cadavais) para o Miradouro do Pontal
  • 09h30 Início do Percurso no Miradouro do Pontal
  • Haverá carro de apoio e 2 postos de abastecimento
  • Almoço: Cabe aos participantes responsabilizarem-se pelo seu almoço, sendo que a Odiana disponibilizará o reforço habitual de líquidos e fruta.
  • Previsão de chegada a Alcoutim – 12h30/13h00
  • Distância de 10 km e Dificuldade: Média
  • Guiado por: Alem Vila Tours 
  • Gratuito, com inscrição obrigatória até 07 dezembro em: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou +351 281 531 171 (NOME, DATA DE NASCIMENTO, Nº BI/CC)

Fonte: Associação OdianaCaminhadaGR15

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS