Canoagem | VI Troféu Diogo Lopes

Desporto
Typography

Durante os dias 26 e 27 de janeiro teve lugar a VI edição do Troféu Diogo Lopes. Trata-se de uma prova de triatlo que engloba as modalidades de natação, corrida e canoagem e que permite aferir o nível de treino de inverno dos atletas.

O troféu contou com a participação de cerca de 140 atletas em representação de sete clubes. O KCCA venceu a competição.

A prova de natação decorreu na tarde de dia 26 nas Piscinas Municipais de Lagoa. A prova de canoagem aconteceu no Rio Arade, com partida e chegada no Hotel Riverside e seguiu-se o percurso de corrida na Quinta dos Vales. Depois de somados os tempos das 3 provas, obtêm-se os resultados finais.

De salientar que, neste mesmo fim-de-semana, teve lugar em Coimbra a Gala dos Campeões Nacionais onde o KCCA poderia ter estado com 21 atletas que se sagraram campeões nacionais. O VI Troféu Diogo Lopes já estava marcado mas, por dificuldade de datas e espaço a Federação Portuguesa de Canoagem marcou este evento para o mesmo dia o que prejudicou o número de participantes na prova em Lagoa.

Mesmo assim, conseguiu-se mais uma vez trazer a Lagoa cerca de 150 amantes do desporto – atletas, familiares, treinadores. No Hotel Riverside parceiro desde o 1º ano, pernoitaram cerca de duas dezenas de atletas, começando a criar valor acrescentado para o concelho de Lagoa que este ano vai receber duas competições do calendário nacional, o Campeonato Nacional de Mar dia 7 de Abril e dia 12 de Maio o Campeonato Nacional de Esperanças I.

O grande vencedor do VI Troféu Diogo Lopes veio do Clube de Canoagem da Amora, o ainda Júnior Tiago Henriques que superou o atleta júnior Iago Bebiano do KCCA, dois atletas que demonstraram que o futuro da canoagem estará bem entregue. Ambos representam a seleção nacional, o Iago nas competições de velocidade e o Tiago Henriques na especialidade da Maratona. Foi o primeiro ano que tivemos atletas a baixar dos 5 minutos nos 400m na natação, o Tiago Henriques com 4’46’’ e uma atleta de Loulé com 4’50’’.

No que diz respeito aos resultados obtidos o KCCA demonstrou que o empenho nos treinos compensa. Os atletas, de um modo geral, obtiveram excelentes resultados. De salientar os resultados alcançados pelos atletas:

Iago Bebiano e Ana Bebiano que conseguiram o 2º lugar absoluto nos escalões masculino e feminino, respetivamente, conquistando assim os prize Money estipulados para os referidos lugares. O atleta Rodolfo Neves conquistou o 3º lugar absoluto.

Os atletas Iara Bebiano, Filipe Busel, Leonor Ramos, Leonor Mestre, Ana Bebiano e Hélder Tomás que venceram as suas categorias.

Os atletas que também subiram ao pódio no 2º lugar: Íris Rietkerk, Ianis Bebiano, Guilherme Reis e Filipe Libório

Os resultados de todos os atletas que participaram nesta dura competição foram os seguintes:

Sub 12 Feminino - 1º) Iara Bebiano, 2º) Íris Rietkerk, 4º) Inês Carapinha e 5º) Matilde Ribas

Sub 12 masculino - 1º) Filipe Busel e 2º) Ianis Bebiano

Sub 14 Feminino - 1º) Leonor Ramos, 5º) Maria Costa e 6º) Ana Rita Gouveia

Sub 14 Masculino - 2º) Guilherme Reis, 3º) Diogo Araújo, 10)º Rúben Luís, 11º) Rodrigo Gabriel

Sub 16 masculino - 2º) Filipe Libório, 4º) João Bartolomeu, 6º) Bernardo Verdades, 7º) José Pedro Gouveia, 9º) Rodrigo Gonçalves, 10º) Tomás Vasconcelos, 15º) Tomás Fernandes

Sub 18 Feminino - 1º) Leonor Mestre

Sub 18 Masculino - 2º) Iago Bebiano, 3º) Rodrigo Lopes, 7º) André Nobre, 8º) André Soares, 9º) Isaac Albuquerque e 12º) Tiago Vieira

Senior Feminino - 1)º Christina Pedroso, 2º) Maria Cabrita e 4º) Beatriz Reis

Sénior Masculino - 1º) Rodolfo Neves, 2º) Gonçalo Bento, 3º) Tomás Santos, 9º) Rui Ataíde, 10º) Alexandre Neves

Master Feminino - 1º) Ana Bebiano

Master Masculino - 3º) Wagner Santos

Master +55 - 1º) Hélder Tomás

Fonte: KCCATrofeuDiogoLopes1TrofeuDiogoLopes2

 

 

 

 

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS