Ciclismo | Juniores conquistam Bronze no Algarve

Desporto
Typography

A Academia Joaquim Agostinho\UDO foi a terceira melhor equipa da 25ª Volta a Loulé Júnior, competição por etapas que percorreu o maior concelho Algarvio entre os dias 18 e 20 de abril.

A chuva deu as boas vindas aos 146 ciclistas que se apresentaram à partida para uma das mais importantes provas nacionais da categoria e acabou por ser um dos principais obstáculos para atletas e organização. Não obstante, a primeira etapa desenrolou-se a alta velocidade, com a média final dos primeiros atletas a registar-se nos 42,6 kms por hora. Os “torrienses” trabalharam de forma a discutir a etapa, mas a cerca de 3 kms da meta surgiram várias quedas que envolveram os atletas mais bem posicionados da equipa, anulando essa ambição.

Sexta-feira seria dia de jornada dupla, mas a chuva não deu tréguas e o contra-relógio por equipas marcado para a tarde foi anulado por falta de condições de segurança. Na etapa da manhã, a equipa de Torres Vedras esteve ao mais alto nível, com destaque para Daniel Fortes que venceu a última das metas volantes e foi protagonista da fuga decisiva, mas na hora do sprint final, Fortes arrancou cedo de mais a 500 metros da meta e perdeu na dividida com João Macedo do Bairrada, atleta que acabou por se sagrar vencedor absoluto da prova algarvia. Daniel Fortes acabaria por subir ao pódio para receber o prémio para o atleta mais combativo da etapa.  

Com os excelentes tempos também alcançados por Miguel Carvalho e Henrique Frois, a equipa partia para a derradeira etapa na 2ª posição com apenas seis segundos de diferença para o líder Bairrada e com Daniel Fortes a um escasso segundo da camisola amarela. A equipa manteve-se determinada em busca do objetivo, mas contou com adversários fortes e com o infortúnio do Daniel, que além de não se sentir nas melhores condições físicas, ainda furou a sete quilómetros da meta. Henrique Frois terminou a etapa na 11ª posição e foi o atleta mais regular da equipa, alcançando a 7ª posição da geral com o mesmo tempo do 4º classificado.  

O conjunto torriense terminou a prova com 3 atletas no top 20 e num honroso 3º lugar coletivo entre as 22 formações que disputaram a competição, sendo a 2ª melhor entre as portuguesas. Para Daniel Fortes “esta foi uma volta dura, com um traçado muito montanhoso e feita a um ritmo muito forte. Na última etapa sabia que ia ser complicado, pois não estava em ótimas condições. Os meus colegas estiveram sempre do meu lado para ver se conseguia-mos conquistar a amarela, mas nem tudo correu como pretendíamos e finalizamos com uma medalha de bronze que muito nos orgulha numa competição deste nível”.

Fonte: Academia Joaquim AgostinhoCiclismoJuniores1CiclismoJuniorDanielFortesCiclismoJuniorHenriqueFrois

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS