Banner Alto Página

FFMS retrata "Desporto Rei" em Portugal - Infografia

Desporto
Typography

A Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) assinala o arranque do campeonato de futebol através da divulgação de uma infografia que faz o retrato deste desporto em Portugal.

«O futebol continua a ser de longe, o desporto com maior número de praticantes federados em Portugal. São mais de 215 mil jogadores, dos quais 190 mil jogam em competições. É um desporto jovem, dominado pelos escalões juniores. E também uma modalidade vincadamente masculina, apesar de o número de raparigas e mulheres federadas não parar de crescer. Se em 1991 não chegavam às 500 praticantes, representando cerca de 1% da totalidade, hoje são quase dez mil, ou seja 5% de todos os praticantes de competição» destaca a FFMS.

Os dados deste trabalho, que têm como fonte a Federação Portuguesa de Futebol, o Instituto Português de Desporto e Juventude, o INE, a Pordata e a FIFA, mostram por exemplo que:

  • Em Portugal, o futebol é, de longe, o desporto com mais praticantes federados, segundo os dados comparativos mais recentes. E os números continuam a crescer: em 1991 havia 81.038 praticantes desta competição e em 2019, são cerca de 190.000.
  • A prática de futebol em clubes é uma actividade em franca expansão, sobretudo impulsionada pelos escalões mais jovens.
  • No geral, há mais atletas no litoral, mas os números de praticantes por mil habitantes revelam outra realidade geográfica.
  • Entre 2010 e 2017, no que diz respeito aos jogos da seleção de futebol masculino, a seleção venceu 58% dos jogos, perdeu 22% e empatou em 20% dos jogos.

Fonte: JLM&AFutebolPortugal

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS