Loulé | Mais de 80 Nadadores Participaram no 'Open de Loulé 2020'

Desporto
Typography

A competição ao mais alto nível voltou às Piscinas Municipais de Loulé, nos dias 14, 15 e 16 de agosto, com a realização do Open de Natação Pura Loulé 2020. Seguindo as indicações das autoridades de saúde, num contexto de pandemia, o evento decorreu sem público mas com todas as condições de segurança sanitária para os participantes, valendo a atribuição do selo “Portugal a Nadar Seguro”, entregue pela Federação Portuguesa de Natação, à Câmara Municipal de Loulé.

A Autarquia foi um parceiro fundamental para que a prova decorresse da melhor forma, marcada por elevados padrões organizativos, não só por todo o apoio logístico mas fundamentalmente pelo contributo em termos de saúde pública, garantindo a realização de testes à COVID-19 a todos os atletas e membros das equipas técnicas, num total de 120 pessoas. Vítor Aleixo, autarca louletano, recebeu assim, das mãos do responsável federativo, António José Silva, o selo que atesta as condições de saúde pública do recinto desportivo. Trata-se de uma iniciativa da Federação que, neste retorno às atividades e à competição, visa reconhecer as entidades e piscinas de todo país no cumprimento de todos os requisitos e práticas de higiene e segurança definidos pela Direção-Geral de Saúde.

Após uma paragem forçada pela pandemia, os nadadores voltaram assim à competição, numa altura em que se preparam já para os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021. Também Loulé voltou por estes dias à sua habitual dinâmica desportiva, nomeadamente numa modalidade que diz muito a este concelho, quer pelas importantes infraestruturas, pelos eventos que tem recebido ao longo dos anos ou pelos atletas louletanos medalhados. 

A prova trouxe até à cidade de Loulé perto de 80 nadadores das seleções de Espanha, Brasil e Portugal. Catarina Monteiro, um dos nomes mais importantes do momento nesta modalidade no nosso país, venceu a prova de 200m Mariposa com o tempo de 2:10.85. 

Nos 1500m Livres, prova que marcou o início do Open de Loulé 2020, a vitória sorriu ao nadador espanhol Albert Escrits com o tempo final de 15:19.65.

Nos 800m Livres, a vencedora foi a espanhola Jimena Perez com 8:39.05.

Na estafeta feminina de 4x200m, a seleção brasileira não deu hipóteses à concorrência e concluiu em 7:22.95.

Já no segundo dia de prova, sábado 15 de agosto, José Paulo Lopes esteve em destaque ao terminar a prova com o tempo de 4:19.97 a apenas 11 centésimos do nadador espanhol Joan Lluis Pons, que terminou em 4:20.08.

 O Open de Loulé de 2020 terminou este domingo, dia 16 de agosto, com o Recorde Nacional Absoluto de Estafetas na distância de 4x100m Livres Femininos. A equipa composta por Camila Rebelo, Catarina Monteiro, Victoria Kaminskaya e Francisca Martins ficou em segundo lugar ao completar a prova em 4:12.62, logo atrás da equipa Espanha A com 4:08.04. 

Na prova Nacional Júnior 17 a espanhola Ainhoa Campabadal terminou com o tempo de 2:02.90.

Na prova de estafetas 4x100m Livres, Gabriel Lopes, Miguel Nascimento, Francisco Quintas e Tomas Lopes arrebataram o lugar mais elevado do pódio ao terminarem com o tempo de 3:42.37.

Tal como aconteceu no dia anterior, o nadador João Costa foi o primeiro a chegar, desta vez na distância de 100m com o tempo de 55.08.   

Na classificação por equipas, Espanha ficou em primeiro lugar com 1626 pontos, seguindo-se Portugal com 954 pontos e na terceira posição ficou o Brasil com 473 pontos.

GAP da CM LouléNatacaoLoule1NatacaoLoule2

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS