FPB | O Badminton está de Regresso à Competição

Desporto
Typography

Ao longo dos últimos meses, o Badminton nacional tem vindo a retomar paulatinamente a sua atividade. Com o escrupuloso cumprimento das normas e orientações governamentais e das autoridades de saúde, a Federação Portuguesa de Badminton definiu um plano de retoma da atividade desportiva dividido em cinco fases, que contemplavam indicações rigorosas para um regresso aos treinos o mais seguro possível dado o contexto que vivemos. Ainda em Junho, a Federação Portuguesa de Badminton apresentou o calendário de provas para terminar a época de 2019/2020 com previsão para que os volantes voltem a voar oficialmente a partir de 5 de Setembro com o regresso da Liga de Clubes. Será o recomeço da época mais longa da história do Badminton nacional e, provavelmente, a mais dura de sempre, mas com perseverança e algum otimismo, espera-se concluir esta temporada nas melhores condições possíveis.

A Liga de Clubes é a primeira competição a regressar. Uma prova que revolucionou o Campeonato Nacional de Equipas Mistas, promovendo mais encontros de equipas, descentralizados por todo o país, que apaixonou os que a disputaram e cativou mais adeptos através de uma divulgação sem precedentes nas redes sociais de uma competição nacional de Badminton. Com os títulos nacionais da primeira e segunda Divisão por atribuir, espera-se muita emoção e espetáculo com o regresso oficial à atividade das melhores equipas nacionais e de muitos dos melhores jogadores portugueses. É simbólico que a primeira competição nacional a ser cancelada seja a primeira a retornar. Por razões de segurança, não será possível disputar como previsto a jornada concentrada em Coimbra naquela que seria certamente uma organização com o standard de qualidade a que nos habituaram os anteriores clubes organizadores (Clube de Albergaria e CHE Lagoense), mas, a 5 e 6 de Setembro, a casa do Badminton nacional, o Centro de Alto Rendimento em Caldas da Rainha afigura-se como o palco de excelência para uma prova de referência. A esta competição seguir-se-ão as restantes provas calendarizadas do circuito nacional.

A FPB também se apresenta como uma das federações mais ativas a nível internacional recebendo a confiança da Badminton Europe para acolher vários eventos, sinal do reconhecimento e valorização não só, da competência organizativa da FPB, mas também, dos seus esforços e provas dadas para um regresso à atividade ponderado, cuidado e em segurança.

No final de Setembro, o CAR irá acolher o BEC Para badminton Event, iniciativa que se constitui como a maior escola de formação a nível mundial no contexto do Para badminton. Destinado a treinadores e administrativos e com o objetivo de potenciar o desenvolvimento do Para badminton a nível continental, estarão nas Caldas da Rainha cerca de 30 formandos de toda a Europa para participar no evento de três dias que contará com a colaboração da seleção nacional de Para badminton.

Por fim, depois de a FPB ter sido das primeiras federações a tomar a difícil, mas necessária decisão de cancelar uma competição internacional no início de Março aquando da não realização dos Internacionais de Portugal, terá agora pela frente um final de ano bastante ativo com três competições a disputarem-se ??!! no Centro de Alto Rendimento das Caldas da Rainha: de 5 a 8 de Novembro disputam-se os 55os Campeonatos Internacionais de Portugal; entre 27 e 29 de Novembro os XII Internacionais de Portugal Sub19 e, de 9 a 12 de Dezembro, o grupo de qualificação para o Campeonato da Europa de Equipas Mistas onde se encontra a seleção nacional. Nesta última, Portugal tentará usar o fator casa a seu favor para melhorar a prestação de 2018 enquanto defronta os fortes rivais de Espanha, Escócia, Ucrânia, Lituânia e Letónia.

Prevê-se um final de ano repleto de ação para o Badminton nacional que procurará, munido de um conjunto de normas rigorosas, retomar a sua atividade competitiva para concluir a temporada 2019/2020.

FPBBadmintonLigaBadmintonLiga1Badminton2Badminton3

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS