'12 Horas do Estoril' YART confirma e é segunda no EWC

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Após 12 intensas horas de corrida os austríacos da Yamaha YART conseguiram hoje no Estoril uma importante vitória no campeonato do mundo de endurance e também ascender ao segundo posto final do campeonato por troca com o rivais da FCC TSR Honda.

Mais rápidos no circuito desde a chegada ao 'paddock' a tripla de pilotos de Mandy Kainz (Marvin Fritz, Karel Hanika e Niccolò Canepa) assegurou a conquista da 'pole' mas no arranque para a corrida viu o motor da sua Yamaha R1 revelar-se mais 'preguiçoso' e foi com recurso a alguma insistência que Marvin Fritz conseguiu 'acordar' o quatro cilindros para iniciar uma corrida onde no final da primeira volta estavam na 15ª posição. 

Nos primeiros noventa minutos foram os homens da BMW Motorrad a assumir o comando das operações, sendo na frente do pelotão que Markus Reiterberger entregou a S1000RR a Peter Hickman no final do primeiro turno - sensivelmente ao minuto 50 - mas foi de curta duração a vantagem do homem especialista nas provas do 'road racing' - e com várias vitórias na Ilha de Man - pois 'Hicky' caiu na Parabólia Interior sensivelmente ao mundo 90 e levara a moto bávara a descer ao 20º lugar depois de uma segunda paragem para substituir todo o conjunto traseiro depois de mais de 15 minutos na boxe para 'eliminar' os resultados da queda.

Nesse momento já a YART era segunda - posição a que ascendeu no final da primeira hora de corrida - e assim os homens da esquadra austríaca assumiram o comando das operações em definitivo. Apenas nas paragens para reabastecer, trocar de pneus e pilotos a moto azul deixou estar na liderança e no caminho para a vitória nem mesmo dois poisa-pés partidos arredaram a equipa da R1 da liderança, mesmo se no final tiveram que se empenhar de forma mais intensa para segurar o ataque da FCC TSR Honda que queria vencer para conquistar o segundo posto no campeonato.

Isso não veio a acontecer e com 421 voltas realizadas aos 4182 metros do circuito os pilotos da YART - que 'jogaram' no momento certo dois turnos de Hanika - venceram com 24 segundos e meio de vantagem sobre a Honda, que perdeu a corrida e a segunda posição num campeonato conquistado pela equipa oficial da Suzuki (SERT), os quartos atrás dos polacos da Wójcik Racing Team, equipa onde esteve o português Sheridan Morais que assim fechou o ano da melhor forma.

A Kawasaki - com uma queda já no período da tarde que os fez perder muito tempo - disse no momento o adeus em definitivo ao pódio e fechou mesmo atrás dos pilotos da CRD Igol Pierret Experience mas na frente dos homens da BMW que após a queda na fase inicial encetou uma recuperação que os levou ao sétimo posto final na frente da Moto AIN, a vencedora entre as Stock na prova e no campeonato.

Pelo caminho ficaram os homens da Bolliger, naquela que foi a última corrida de Hanspeter 'Hampu' Bolliger, o patrão da equipa, que se despediu do controle activo da formação suiça após 45 anos de corrida e 38 de dedicação ao endurance, depois de uma sessão de quedas (3) em curto espaço de tempo que deixaram a ZX10RR 'fora de combate', o mesmo se passado com a National Motos, a Pitlane Endurance, lote de abandonos onde se integrou igualmente a Ducati da ERC-Endurance, que fez apenas cinco voltas no arranque da corrida antes de um problema técnico sem resolução no local deixar os elementos da equipa com algumas lágrimas no rosto perante o abandono inesperado.

Na contabilidade do campeonato aqui encerrado, e cujos pódios se realizaram já com a noite instalada no traçado - tal como as derradeiras voltas de corrida - foi a Suzuki oficial (SERT) que subiu pela 16ª vez ao degrau mais alto do campeonato, Etienne Masson, Greg Black e Xavier Simeon, o primeiro desde 2016 e o primeiro com Damien Saulnier, o novo 'team-manager' da equipa, a liderar a estrutura. Nas Stock venceu a equipa da Moto AIN, naquele que foi o segundo título da formação onde estiveram Roberto Rolfo, Robin Mulhauser e Hugo Clère, garantido logo aquando da pontuação extra após a oitava hora de corrida.

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