FPB | O Para Badminton está de regresso

Desporto
Typography

O PARA BADMINTON ESTÁ DE VOLTA em Março de 2020 a Seleção Nacional de Para badminton preparava-se para partir rumo a Espanha, onde iria disputar o Spanish Para badminton International quando a competição em causa foi cancelada devido à pandemia que, passado um ano, ainda tanto nos condiciona. Nessa competição, a Diogo Daniel e Beatriz Monteiro juntar-se-iam Inói Ferreira, Joana Canudo e Bruno Faria para enfrentarem o processo de classificação e estrearem-se com as cores nacionais em provas internacionais de Para badminton. Beatriz e Diogo participariam na última prova pontuável para o apuramento para os Jogos Paralímpicos que deveriam disputar-se em finais de Agosto de 2020.

Haveria ainda mais duas competições que contariam com presença da nossa seleção, incluindo o Campeonato da Europa de Para badminton, mas tudo foi cancelado deixando o circuito internacional de Para badminton completamente parado. As exigências logísticas inerentes à organização de competições de Para badminton impossibilitaram a realização de quaisquer provas em 2020 e aumentaram os receios que assim continuasse neste ano de 2021. Foi por isso com bastante satisfação que foi recebido o calendário da BWF para o circuito internacional de Para badminton contemplando diversas competições, com destaque para os Jogos Paralímpicos e o Campeonato do Mundo, ambos a serem disputados em Tóquio, nos meses de Agosto e Outubro, respetivamente.

Para já, a Seleção Nacional arranca a sua participação internacional com a presença no FazzaDubai Para Badminton International de 29 de Março a 4 de Abril. Esta prova marca o regresso à competição para Diogo Daniel e Beatriz Monteiro depois dos excelentes resultados alcançados na digressão sul americana pelo Brasil e Perú em Fevereiro de 2020 (Bronze e Prata respetivamente para Beatriz Monteiro em Singular Feminino SU5). Apesar de não ser um torneio pontuável para o apuramento paralímpico, será, no entanto, pontuável para o Ranking Mundial que definirá os atletas que se qualificam para o Campeonato do Mundo de Para badminton. Fruto da condição de atletas UAARE nas Caldas da Rainha, ambos os atletas puderam prepararse da melhor forma para este evento no Centro de Alto Rendimento para o Badminton. Após treze meses sem competição internacional, o nível atual dos atletas participantes nesta competição é uma incógnita, mas é de esperar que todos eles se apresentem na sua melhor forma espelhando a sua condição de melhores do mundo e de desportistas de excelência. Da jovem dupla portuguesa espera-se o compromisso, dedicação, fair play e espírito combativo a que nos habituaram na procura pelo sucesso desportivo e crescimento pessoal.

Após esta competição, Espanha receberá no mês de Maio a última prova pontuável para os primeiros Jogos Paralímpicos a acolherem o badminton. Um momento há muito esperado pela comunidade do para badminton e para o qual todos têm trabalhado afincadamente. Para Portugal será ainda mais especial, pois Espanha será palco para a estreia de mais quatro atletas pela seleção nacional de Para badminton: Inói Ferreira, Joana Canudo, Bruno Faria e Ricardo Soares.

Juntamente com Beatriz Monteiro e Diogo Daniel serão recordados como os primeiros a representar as cores nacionais nestas competições e como embaixadores do Para badminton em Portugal e na luta pelo seu crescimento e desenvolvimento.

FPBParaBadminton4ParaBadminton1ParaBadminton2

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS