Faro Celebra do 'Dia Internacional do Skate' com Apresentação de nova Associação "a WallRide"

Desporto
Typography

No passado dia 21 de Junho foi celebrado no Skate Parque de Faro o Dia Internacional do Skate. A data marcou também a apresentação daquilo que é a primeira Associação de skate em Faro – a WALLRIDE.

O dia contou com o apoio de vários agentes económicos regionais, como as lojas de skate e surf Flow Urban Shop, Jump Free Ride Store, Pipeline Surfshop, Good Times Skateshop, assim como o projeto hortícola e gastronómico local A Horta do Pereira, o projeto artístico e cultural ‘Andrade’s Factory’, o Clube de Surf de Faro e as mais variadas marcas e empresas de distribuição nacionais.

O evento, montado com o total apoio da Câmara Municipal de Faro (CMF), procurou aproximar a prática do skate ao publico geral, tendo sido constituído por uma parte desportiva (através de um conjunto de competições) e uma parte social que tentou fomentar uma maior aproximação entre a comunidade do skate e os cidadãos do Concelho e além.

A organização estima que cerca de 280 pessoas passaram pelo recinto, sendo 100 das mesmas praticantes de skate de todo o Algarve. Sendo relevante apontar a crescente presença feminina dentro do Skate Parque.

Adaptando-se bem à realidade pandémica, a WALLRIDE disponibilizou vários pontos de desinfeção, máscaras gratuitas, e apelou repetidamente ao respeito pelas regras de saúde recomendadas pela Direção Geral de Saúde, e assinaladas em todo o recinto.

Num pequeno discurso, acompanhado em palco pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Faro, Paulo Santos, e o Chefe da Divisão de Desporto e Juventude, Vítor Filipe, o Presidente da Associação WALLRIDE, Viriato Villas-Boas, frisou as componentes sociais e culturais do skate, agradecendo todo o apoio incondicional e entusiasmo por parte da CMF. O Presidente da Associação reiterou a importância que o Skate Parque tem nas vidas dos seus utentes, referindo-se ao mesmo como um ‘espaço emocionalmente pesado para todos’. Concluindo que o Skate Parque è ‘a nossa casa’ e quem o frequenta ‘uma família’.

O Vice-Presidente relembrou aquilo que foi a ‘luta’ por parte da comunidade do skate para ter acesso a um equipamento que eventualmente caiu em desuso. Santos admitiu também ver o skate como algo ‘mais que um desporto, pois o mesmo é uma cultura e uma forma de viver’. Acrescentando que a pandemia, apesar de ter apenas trazido ‘coisas más’, também reaproximou a comunidade do skate ao skate parque, sendo que uma das suas maiores alegrias foi ‘começar a ver pais com filhos, e uma dinâmica incrível aqui no Skate Parque’.

O Vice-Presidente da Câmara de Faro concluiu que ‘o nosso Skate Parque está de volta! E está de volta devido a vocês [WallRide]’.

A WallRide encontra-se a preparar o seu plano de atividades futuras, passando as mesmas por uma escola de skate, programas de ação e justiça social, e a fomentação de parcerias institucionais.

A Associação pode ser acompanhada através das suas redes sociais (wallride.pt) ou via email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Veja o vídeo feito pela MaisAlgarve: https://www.youtube.com/watch?v=CKMs3CYV9b8  
Viriato Villas-Boas(WALLRIDE)
SkateFaro1SkateFaro2SkateFaro4SkateWallride

 

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS