GNR resgata e auxilia 50 migrantes na Grécia

Internacionais
Typography

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC), através de militares destacados na Grécia, no âmbito da missão da Agência Europeia de Fronteira e Guarda Costeira (FRONTEX), hoje, dia 29 de outubro, resgatou e auxiliou 50 migrantes, na Grécia.

No âmbito de um patrulhamento marítimo, junto à ilha de Ro, Grécia, os militares, através de um equipamento de visão térmica, detetaram uma embarcação com vários migrantes a bordo, deslocando-se de imediato para o local. Os militares verificaram que se tratava de uma embarcação de borracha sem condições de navegabilidade, estando danificada e à deriva. A embarcação transportava 27 migrantes, dos quais duas crianças, uma mulher e 24 homens.

Tendo em consideração as condições do mar e os danos que a embarcação apresentava, foi efetuada uma operação de busca e salvamento, tendo os migrantes sido transportados em segurança na embarcação portuguesa, para o Porto de Kastellorizo.

Ainda esta madrugada, na ilha de Kos, uma patrulha de vigilância terrestre da GNR, detetou uma embarcação a alta velocidade proveniente da Turquia, em direção à ilha, acabando por ser intercetada pelos militares, na praia, o que permitiu identificar o facilitador e auxiliar os 23 migrantes que vinham a bordo (seis crianças, oito mulheres e nove homens).

A GNR, nesta missão da FRONTEX, desenvolve ações nas fronteiras terrestres e marítimas com a finalidade de prevenir, detetar e reprimir ilícitos relacionados com a imigração ilegal, tráfico de seres humanos e outros crimes transfronteiriços, contribuindo fundamentalmente para a salvaguarda de vidas humanas.

Fonte: GNR-DCRPGNR50Migrantes1GNR50Migrantes3GNR Div Com Rel Publicas

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS