GNR deteta 70 migrantes em Samos - Grécia

Internacionais
Typography

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC), através de militares destacados na ilha de Samos-Grécia, no âmbito da missão da Agência Europeia de Fronteiras e Guarda Costeira (FRONTEX), dia 03 de novembro, através de sistemas de visão térmica, detetou 70 migrantes que efetuaram a travessia do mar Egeu.

A equipa terrestre de vigilância marítima da UCC, designada de Thermal Vision Vehicle (TVV), após ter recebido um pedido de apoio, por parte das autoridades gregas, para participar numa operação de busca e resgate, para localizar uma embarcação com 45 migrantes, os militares percorreram a zona de costa, na ilha de Samos, tendo detetado os migrantes já em terra.  

Ainda no decurso do patrulhamento a equipa manteve a vigilância marítima com recurso aos equipamentos de visão térmica, acabando por detetar no mar Egeu, rumo à fronteira da Grécia, uma pequena embarcação insuflável com 25 migrantes a bordo.

A deteção por parte dos militares da GNR possibilitou que os 70 migrantes fossem resgatados em segurança e encaminhados para as autoridades helénicas.

A GNR, nesta missão da FRONTEX, desenvolve ações nas fronteiras terrestres e marítimas com a finalidade de prevenir, detetar e reprimir ilícitos relacionados com a imigração ilegal, tráfico de seres humanos e outros crimes transfronteiriços, contribuindo fundamentalmente para a salvaguarda de vidas humanas.

Fonte: GNR-DCRPGNR Div Com Rel Publicas

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS