GNR resgata 60 Migrantes na Ilha de Samos – Grécia

Internacionais
Typography

A Unidade de Controlo Costeiro, através de militares destacados desde abril na ilha de Samos, no âmbito da missão da Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira (FRONTEX), hoje, dia 17 de setembro, detetou e resgatou 60 migrantes, doas quais 12 crianças, 13 mulheres e 35 homens, a sul da Ilha de Samos – Grécia.

No decorrer de uma ação de vigilância junto à costa, a equipa de vigilância marítima, designada de Thermal Vision Vehicle (TVV), detetou uma embarcação suspeita no mar Egeu a aproximar-se de terra, na zona este da ilha. Através dos equipamentos de visão térmica, foi possível verificar que se tratava de duas embarcações de borracha, nas quais seguiam migrantes.

A primeira embarcação detetada encontrava-se junto à orla costeira, tendo sido intercetada pela embarcação da GNR, que garantiu o seu acompanhamento e a sua navegabilidade em segurança, até à Marina de Samos. A bordo desta embarcação de borracha, com cerca de 6 metros, seguiam 30 migrantes, dos quais 9 crianças, 6 mulheres e 15 homens.

A segunda embarcação, também avistada pela equipa TVV, foi de imediato intercetada pela embarcação da GNR, que procedeu ao resgate os migrantes. Esta segunda embarcação, com cerca de 10 metros, apresentava dificuldades em navegar e foi rebocada até à Marina de Samos, sendo que a bordo da mesma seguiam 30 migrantes, dos quais 3 crianças, 7 mulheres e 20 homens.

A GNR, nesta missão da FRONTEX, desenvolve ações nas fronteiras terrestres e marítimas com a finalidade de prevenir, detetar e reprimir ilícitos relacionados com a imigração ilegal, tráfico de seres humanos e outros crimes transfronteiriços, contribuindo fundamentalmente para a salvaguarda de vidas humanas.

Só no presente ano de 2019, e até ao momento, a GNR efetuou 777 patrulhas, o que corresponde a mais de 5 000 horas de empenhamento, percorreu 66 mil quilómetros e efetuou 5 mil milhas náuticas, tendo detetado 217 embarcações e auxiliado 2 088 migrantes.

Fonte: GNR-DCRPGNRresgate60Migrantes1

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS