GNR Deteta e Resgata 31 Migrantes no Mar Egeu

Internacionais
Typography

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC), através de militares destacados na ilha de Samos-Grécia, no âmbito da missão da Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira (FRONTEX), ontem, dia 1 de outubro, resgatou 31 migrantes, no mar Egeu.

Durante uma ação de patrulhamento, os militares da GNR detetaram uma embarcação de borracha que transportava migrantes, a norte da ilha de Samos, a cerca de cinco milhas náuticas de distância do Porto de Vathy. De imediato dirigiram-se para o local, intercetando um barco com cerca de 6 metros, no qual seguiam 31 migrantes a bordo, dos quais 7 crianças, 4 mulheres e 20 homens.

No momento de aproximação à embarcação, os militares verificaram que parte dos migrantes se encontrava em risco de entrar em hipotermia, pelo que foram providenciadas mantas térmicas, produtos alimentares e águas . Os militares resgataram todos quantos se encontravam na embarcação, efetuando o seu transbordo para a embarcação da GNR, dando prioridade às crianças.

Após o resgate, os migrantes foram transportados, em segurança, para o Porto de Pythagorio e entregues às autoridades gregas.

Só no presente ano de 2019, e até ao momento, a GNR efetuou mais de 800 patrulhas, o que corresponde a mais de 5100 horas de empenhamento, tendo detetado 220 embarcações e auxiliado 2140 migrantes.

Com a finalidade de prevenir, detetar e reprimir ilícitos relacionados com a imigração ilegal, tráfico de seres humanos e outros crimes transfronteiriços, a GNR contribui, a par da Polícia Marítima, para o empenhamento de Portugal na salvaguarda de vidas humanas no mar Egeu.

Fonte: GNR-DCRPGNR31Migrantes

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS