Território Museu da Eurocidade do Guadiana: Experiências Culturais para Valorizar uma Identidade Comum

Internacionais
Typography

A Eurocidade do Guadiana, composta por Ayamonte, no lado espanhol, Castro Marim e Vila Real de Santo Antônio, no lado português, promoverá o conhecimento e o desfrute dos valores culturais comuns através da musealização de todo o seu território.

A ação Território Museu é talvez uma das mais impressionantes dentre as partes do projeto EuroGuadiana 2020. O objetivo inicial era reunir a oferta cultural e de lazer dos três municípios e incentivar a rotatividade entre municípios de moradores e visitantes.

O trabalho anterior consistiu em coordenar os quadros municipais de cultura, património e turismo e os responsáveis ​​pela governança, as autoridades, para definir quais elementos devem ser destacados em cada uma das populações.

Nas palavras de Raquel Moura, responsável técnica da área de Juventude e Educação do Município de Ayamonte, “o Território Museu é um contentor virtual onde serão englobados os principais valores culturais e patrimoniais dos três municípios, articulados por diferentes eixos orientadores. O projeto incluirá património móvel: edifícios históricos ou igrejas; património cultural imaterial como usos e costumes, tradições ou gastronomia; e património natural, como zonas úmidas, flora e fauna. Esses eixos promoverão o consumo de experiências culturais, para residentes e turistas, e o conhecimento de valores culturais comuns ”.

“Este território, que se organiza na desembocadura do Guadiana, mantém uma história comum, fazendo com que se apresente uma interessante diversidade dentro desta unidade que o constitui. É preciso pensar na produção de um discurso museográfico que ligue essas diversas realidades que pretendem interpretar e valorizar ”, acrescentou Miguel Godinho, Técnico Superior de Património Cultural na Câmara Municipal de Vila Real de Santo António. 

O caminho para a criação do Território Museu está atualmente na fase de seleção da empresa que realizará o primeiro trabalho: o estudo museográfico. Este estudo definirá porquê e como serão a programação cultural e os itinerários do museu, para garantir que seja atraente no conjunto da sua oferta, que seja diferente do que existe em outros lugares, e que também seja uma senha de identidade do território.

Em suma, o Território Museu da Eurocidade do Guadiana pretende ser não apenas um instrumento de coesão e um símbolo de nossa identidade compartilhada, mas também procura criar uma realidade tangível para que residentes e visitantes possam reconhecer o território das três populações desde aquela visão conjunta que a história moldou nos últimos três mil anos.

O Território Museu é uma ação incluída no projeto Euroguadiana 2020: Laboratório Europeu de Governança Transfronteiriça, co-financiado pelos Fundos Feder da União Europeia através do programa Interreg-VA.

InterregTerritorioMuseuEurocidade

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS