O artista Santomense Valdemar Doria inaugura “Trans-Fronteiriça” em Ayamonte

Internacionais
Typography

As pinturas ficarão expostas em Ayamonte a partir de 20 de agosto no espaço multidisciplinar ​El Concepto​ e vão atravessar o Guadiana para Portugal no dia 1 de outubro de modo a continuarem a ser apreciadas no ​Monte do Malhao​ - Art Eco & Spa Hotel no concelho algarvio de Castro Marim. 

Valdemar Doria é um artista africano nascido em São Tomé e Príncipe que, ainda criança, emigrou para Portugal  com a sua mãe. Desenvolveu a sua carreira artística, principalmente, na Europa, sendo que nas suas obras existem influências africanas, que fazem lembrar o moçambicano Malangatana, mas também influências europeias que o aproximam de Dalí ou Picasso.

A exposição será inaugurada esta quinta-feira, dia 20, a partir das 21h (hora espanhola) e pode ser visitada durante os meses de agosto e setembro. O espaço El Concepto será o ponto de partida desta mostra artística de carácter local, mas também internacional, que procura refletir sobre as fronteiras, não só físicas ou políticas, mas também simbólicas: fronteiras pessoais, sociais, sobre injustiça social, de classes, poder ou também sobre o amor.

A arte de Valdemar reflete a busca de uma identidade de um negro numa metrópole europeia. Nas suas composições cheias de cor os rostos são recorrentes e sobrepostos a paisagens onírica, e que podem conter referências à terra natal do autor ou ao ambiente urbano lisboeta onde cresceu.

Nas palavras do artista: “A minha arte é migrante, fala por mim, através dela comunico com o mundo. Fala sobre meus medos, minha forma de estar no mundo, minhas esperanças e alegrias. Estou muito feliz por expor em Espanha e ao mesmo tempo tão perto de casa!”.

“Nestes tempos temos que nos reinventar, reinventar-nos para melhor. No El Concepto a arte funde-se com a gastronomia, e não queremos deixar de oferecer conteúdos e bons momentos, apesar das circunstâncias atuais. Com todas as medidas de segurança, convidamo-vos a visitar a exposição de Valdemar Dória durante todo o mês de agosto e setembro, acompanhados de um bom vinho e uma deliciosa tapa. Os seus trabalhos e o nosso menu convidam a mergulhar na sua arte com calma, e a repetir, porque a cada visita encontrará uma nova interpretação", afirmou José Antonio Laiño, gerente deste espaço localizado na rua Cristóbal Colón, em Ayamonte.

No início de outubro, a exposição continuará o seu percurso dentro do território da Eurocidade do Guadiana, navegando até ao lado português. Ali será acolhida no Monte do Malhão - Art, Eco & Spa, local emblemático onde a ecologia, a arte e o bem-estar são premissas essenciais. 

AgaveCulturalValdemarDoria1ValdemarDoria

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS