Eurocidade do Guadiana | As celebrações do Dia Europeu da Cooperação (EC Day)

Internacionais
Typography

A equipa da Eurocidade do Guadiana, composta por técnicos e representantes políticos de Ayamonte, Vila Real de Santo António e Castro Marim, visitou a réplica da Nau Victoria, atracada no Cais de Ayamonte em frente à sede da Eurocidade.

No âmbito das comemorações do Dia Europeu da Cooperação, esta actividade de carácter histórico e cultural quis homenagear o navio que entre 1519 e 1522 deu a primeira volta ao mundo naquela que é considerada uma das maiores façanhas marítimas de todos os tempos.

Nas palavras de Luís Romão, Director da Eurocidade do Guadiana: “Embora não possamos falar que a primeira volta ao mundo fosse uma ação de cooperação, pois é um termo moderno, sim podemos dizer que foi uma soma de forças internacionais: marinheiros castelhanos e portugueses, mas também Italianos, franceses e gregos que fizeram parte desta aventura liderada por Magalhães e finalizada por Elcano. Esta soma de esforços e a superação de obstáculos comuns para um propósito maior, é também o que procuram os três municípios que integram a Eurocidade do Guadiana. Por isso este navio, que hoje navega o nosso rio Guadiana, e o facto histórico que representa, parece-nos o cenário ideal para dar início às comemorações do Dia Europeu da Cooperação”.

Por sua vez, Remedios Sánchez, vereadora de Eurocidade no Ayuntamiento de Ayamonte, acrescentou: “promover a cooperação entre os municípios e a coesão do nosso território é o objetivo principal da nossa Eurocidade. As celebrações deste ano estarão centradas na promoção do nosso território como um destino acessível, especialmente no que diz respeito ao turismo. Lembramos que nos próximos dias 21 e 23 de setembro teremos dois webinars gratuitos para todas as pessoas ligadas ao setor turístico que desejem oferecer serviços mais acessíveis. Também empresas ligadas à navegação, turismo náutico, guias turísticos, etc., são convidados a participar, um destino turístico acessível se constrói entre todos”.

A equipa da Eurocidade deu continuidade ao acto através da visita à nau, a qual oferece um contexto histórico e social da época, bem como a troca impressões com a tripulação, autênticos velejadores que vivem como se fazia há 500 anos atrás. A Nau Victoria ficará no porto de Ayamonte e pode ser visitada até o próximo domingo, 20 de setembro.

YMSNauVictoria1NauVictoria3

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS