Meia centena de empreendedoras da Eurocidade do Guadiana reúnem-se via online

Internacionais
Typography

Empreendedoras, empresárias e líderes políticas reúnem-se via online para enfrentar e falar sobre os desafios associados ao empreendedorismo feminino.

O Encontro Transfronteiriço de Mulheres Empresárias da Eurocidade do Guadiana dirigiu-se às mulheres dos dois lados da fronteira para debater o papel da mulher na transformação da nossa sociedade.

O evento contou com a presença institucional da presidente da Câmara Municipal de Ayamonte e da Eurocidade do Guadiana, Natalia Santos, presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Conceição Cabrita e Filomena Sintra, vice-presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, bem como a presidente da Associação das Mulheres de Negócios de Huelva, Bella Carballo.

Nas palavras de Natalia Santos "ser mulher e empreendedora é hoje um obstáculo e, tanto a administração pública como a sociedade em geral, devem contribuir para que as empresárias e trabalhadoras possam dar continuidade aos seus negócios e actividades profissionais, desde que sejam peças-chave para a nossa economia, para o sustento das suas famílias mas, principalmente, para a continuidade da presença feminina na esfera pública. Não podemos permitir que esta pandemia nos leve a dar um passo atrás neste aspecto ", concluiu.

Por outro lado, Conceição Cabrita e Filomena Sintra também reforçaram a posição de Natalia Santos, sublinhando a necessidade de continuar a trabalhar mais unidas do que nunca para atenuar os efeitos que a pandemia está a ter no tecido empresarial da Eurocidade, com especial atenção para o empreendedorismo feminino.

O encontro teve uma ampla participação de oradoras que compartilharam as suas experiências em diversos campos: desde pesquisa, gestão cultural, psicologia, artes e ofícios, associações, entre outros.

Durante o evento foram abordados temas como o coaching feminino, a importância do papel das mulheres no desenvolvimento das políticas europeias e o poder da cooperação.

Espera-se que este evento conecte empresárias dos dois países e sirva de inspiração para a criação de novas ideias de negócios ou projectos necessários para promover a coesão territorial no sul da fronteira hispano-lusa.

Esta atividade tem sido cofinanciada pela Consejería de Presidencia da Junta de Andalucía através das ajudas para o fomento da Cooperação Transfronteiriça na Eurorregião Alentejo-Algarve-Andalucía.

YMSEurocidadeVeraViegasEurocidadeBlancaMiedes

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS