Iberdrola e Danone Espanha unem-se para criar a Maior Central Fotovoltaica da Europa

Internacionais
Typography
  • Com uma potência instalada de 590 MW e um investimento de 300 milhões de euros, Francisco Pizarro evitará a emissão de mais de 245.000 toneladas de CO2 por ano e contribuirá para a transição energética do país

  • Os fornecedores da Danone Espanha, Graham Packaging e Salvesen Logística, aderiram também a este contrato

  • A aliança reforça a estratégia de desenvolvimento de projetos renováveis da Iberdrola em Espanha através de contratos bilaterais que promovem o fornecimento de energia a preços competitivos e estáveis com grandes clientes comprometidos com o consumo sustentável

  • O acordo reforça o compromisso da Danone de ter emissões líquidas zero até 2050, uma vez que toda a energia elétrica renovável utilizada pela marca nas suas empresas e fábricas virá deste acordo.

A Iberdrola e a Danone juntaram forças para o cumprimento dos seus compromissos de sustentabilidade com o contrato de compra e venda de energia a longo prazo (PPA – Power Purchase Agreement), que impulsionará o desenvolvimento da maior central fotovoltaica da Europa.

A iniciativa consolida a estratégia renovável da Danone a longo prazo e permite que 100 % da energia elétrica renovável usada nas suas empresas e fábricas provenha deste projeto solar. O acordo alcançado garantirá o fornecimento de eletricidade a longo prazo a todas as unidades de produção da Danone, localizadas nas Astúrias, Barcelona, Girona, Guadalajara, Granada, Madrid e Valência, bem como aos centros de logística e escritórios. Esta aliança foi complementada pelos fornecedores da Danone, Graham Packaging e Salvesen Logística.

O acordo alcançado entre as duas empresas estipula que a Iberdrola forneça energia limpa aos 29 pontos de abastecimento da Danone em Espanha durante um período de 10 anos, a partir de abril de 2022. O volume de energia fornecido por este PPA alcançará 73 GWh/ ano. A Danone complementará o seu consumo com mais um contrato anual de energia verde com a Iberdrola de até 104 GWh / ano.

A energia elétrica 100% renovável fornecida virá do projeto Francisco Pizarro – a maior central fotovoltaica projetada na Europa, com 590 MW de capacidade – que a Iberdrola está a construir entre os municípios da Estremadura de Torrecillas de la Tiesa e Aldeacentera, em Cáceres. A operar em 2022, evitará a emissão para a atmosfera de mais de 245.000 toneladas de CO2 por ano, reforçando a competitividade desta tecnologia para a proteção do meio ambiente e para a mitigação do aquecimento global.

A sua construção contribuirá para a geração de emprego, prevendo-se o envolvimento de mais de 1.200 profissionais nos momentos de pico da sua execução, dinamizando o tecido industrial da comunidade. O projeto representa um investimento superior a 300 milhões de euros.

Francisco Pizarro insere-se na ambiciosa estratégia da Iberdrola em projetos de geração de energias renováveis, bem como no seu compromisso com contratos bilaterais, como forma de promover o fornecimento de energia a preços competitivos e estáveis a grandes clientes empenhados com o consumo responsável.

“Através dos PPA abrem-se muitas oportunidades para o desenvolvimento de projetos renováveis que estão a transformar o presente e o futuro da energia e a contribuir para a recuperação económica. Os contratos de compra e venda de energia a longo prazo proporcionam estabilidade aos investimentos e constituem uma ferramenta ideal para a gestão do fornecimento de energia elétrica a grandes consumidores empenhados com um consumo limpo e sustentável. Estes acordos demonstram a competitividade das energias renováveis e a sua capacidade de fornecer energia a preços acessíveis e estáveis”, explica Ángeles Santamaría, CEO da Iberdrola Espanha.

Para a Danone, a saúde das pessoas e do planeta estão intimamente ligadas, o que se reflete na sua visão “One Planet, One Health”. “Queremos avançar para uma nova forma de fazer negócios que tenha em conta não só a demonstração de resultados, mas também o impacto económico e social da nossa atividade”, afirma Paolo Tafuri, CEO da Danone Ibéria. “Esta iniciativa ajuda-nos a cumprir os nossos ambiciosos compromissos ambientais, objetivos que fazem parte da nossa estratégia global e que afetam toda a nossa cadeia de valor”, conclui.

Renováveis para uma recuperação verde

A Iberdrola tem uma vasta experiência na área de PPA em todo o mundo e gere contratos de compra e venda de energia a longo prazo em mercados como Espanha, o Reino Unido, Estados Unidos, México e Austrália, em projetos eólicos e fotovoltaicos de mais de 6.500 MW. Em Espanha, a empresa é pioneira nesta modalidade com empresas de diversos setores: banca, telecomunicações, setor cervejeiro, distribuição, marcas desportivas e farmacêuticas.

Mais informações: Saber o que é um PPA e as suas principais vantagens https://www.iberdrola.com/quem-somos/acordos-ppa-energia

A Iberdrola está convicta de que a transição energética pode atuar como um agente fundamental para a transformação do tecido industrial e recuperação verde da economia e do emprego. Para tal, a empresa lançou um plano de investimento histórico de 75.000 milhões de euros para o período 2020-2025 com o objetivo de duplicar a sua capacidade renovável e aproveitar as oportunidades da revolução energética enfrentadas pelas principais economias do mundo.

Sobre Iberdrola

Iberdrola https://www.iberdrola.com/ é líder do setor energético global, primeira geradora eólica e uma das maiores empresas de energia elétrica em valor de mercado do mundo. O grupo fornece energia para aproximadamente 100 milhões de pessoas em vários países, tais como Espanha, Reino Unido (ScottishPower), Estados Unidos (AVANGRID), Brasil (Neoenergia), México, Alemanha, Portugal, Itália ou França. Com um quadro de pessoal de 35.000 pessoas e ativos superiores a 122 milhões de euros, teve uma faturação de 36,438 milhões de euros e um lucro líquido de 3,406 milhões de euros em 2019. A Iberdrola lidera a transição energética rumo a um modelo sustentável através de investimentos em energia renovável, redes inteligentes, armazenamento de energia em larga escala e transformação digital, oferecendo os produtos e serviços mais avançados aos seus clientes. Graças ao compromisso com as energias limpas, é uma das empresas com menores emissões e uma referência internacional devido ao contributo na luta contra a mudança climática e em prol da sustentabilidade.

Sobre Danone

Com a missão de levar saúde por meio da alimentação ao maior número de pessoas possível, a Danone está entre os líderes globais na indústria de alimentos e ocupa posições de liderança nas suas três áreas de negócios: laticínios e produtos à base de plantas, águas e nutrição especializada. Em linha com a visão “One Planet. Saúde Única “, a Danone acredita que a saúde das pessoas é indissociável da do planeta e tem como objetivo promover hábitos de alimentação e hidratação mais saudáveis e sustentáveis. A empresa está presente em mais de 120 países e possui mais de 100.000 funcionários. O portfólio da Danone inclui marcas líderes internacionais como Actimel, Activia, Alpro, Aptamil, Danet, Danonino, entre outras. Em 2018, a Danone atingiu uma faturação de 24,7 milhões de euros. Em Espanha, a Danone emprega 2.000 trabalhadores, tem fábricas e instalações de produção em nove Comunidades Autónomas e abastece 40.000 empresas e mais de 11 milhões de consumidores diariamente. Desde 2016, a divisão de laticínios da Danone Espanha foi certificada como uma empresa B Corp por atender aos mais altos padrões de desempenho social e ambiental, transparência e responsabilidade e aspirar a usar o poder do negócio para resolver problemas sociais e ambientais.

Atrevia
IberdrolaDanone1
 

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS