A Eurocidade do Guadiana celebra o Dia da Europa dando voz à Cidadania Transfronteiriça

Internacionais
Typography

Eventos institucionais, concertos, eventos poéticos, desportivos ou profissionais marcarão as comemorações que se estenderão ao longo do mês de maio.

A Eurocidade do Guadiana apresentou hoje o calendário de atividades previstas para a celebração do Dia da Europa. Esta celebração, que visa recordar a paz e a unidade do continente, é celebrada todos os anos pelas instituições europeias por volta de 9 de maio. A Eurocidade do Guadiana, enquanto Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial, junta-se a esta celebração com um intenso programa de manifestações institucionais, culturais, desportivas e profissionais.

As celebrações incidirão na cidadania transfronteiriça: através de reportagens audiovisuais, entrevistas e encontros participativos na área do turismo; e servirão para recordar os valores e benefícios de pertencer à União Europeia.

Nas palavras de Remedios Sánchez, representante da Eurociudad del Guadiana e variadora para a Cooperação Transfronteiriça na Câmara Municipal de Ayamonte: “Desde a adesão de Espanha e Portugal à UE, temos facilidades como a partilha de moeda, melhores serviços e infraestruturas, bolsas de mobilidade estudantil ou laboral, entre muitas outras oportunidades de desenvolvimento.

Através destas celebrações queremos partilhar ainda mais os dois lados do Guadiana, conhecer-nos, saber o que estão a fazer os nossos cidadãos, as nossas empresas, os nossos artistas… ”concluiu Sánchez.

Os actos comemorativos terão início no dia 6 de maio, através de uma Gala Online em que haverá intervenções musicais dos artistas: Susana Travassos, em representação de Vila Real de Santo António e da dupla de rappers de Ayamonte Energía MAKO & AKIRA.Est. O livro “Poética na Eurociudad do Guadiana” será também apresentado durante a gala, bem como serão anunciados os vencedores do 1º Prémio de Cooperação Transfronteiriça da Eurocidade do Guadiana.

O programa prossegue com os actos Institucionais nos três municípios no dia 7 de maio, onde ao tradicional hasteamento da bandeira europeia e aos discursos institucionais, será acrescentada uma leitura poética musicalizada à porta de cada Câmara Municipal. Eventos que podem ser acompanhados ao vivo através dos perfis do facebook de cada município.

Da mesma forma, esta celebração será acompanhada por uma intensa campanha de comunicação e atividades paralelas, incluindo a apresentação do Ciclo de Atividades Desportivas e do Fórum Anual de Turismo Transfronteiriço.

O cartaz desta edição é da autoria do artista residente em Castro Marim Elias Gato. É uma obra única, são apenas 9 exemplares, cada um diferente porque são feitos com impressão tradicional numa pequena oficina artesanal em San Bartolomeu. Elías, é licenciado em pintura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, é também professor de artes, escritor e editor em Edições Punhefla.

Embora nesta edição a Câmara Municipal de Ayamonte se encarregue de coordenar as atividades - têm uma rotação anual - toda a equipa da Eurociudade do Guadiana está envolvida na organização deste evento, incluído entre as atividades previstas no Projeto EuroGuadiana 2020, financiado por União Europeia através do Programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg VA Espanha-Portugal (POCTEP).

YMSDiaEuropa2DiaEuropa3DiaEuropa4DiaEuropaPrograma

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS